Limite de tamanho do anexo do Gmail e como partilhar ficheiros que o contornam

Ace22 de janeiro de 2024
utilizar o gmail para enviar ficheiros de grandes dimensões por correio eletrónico

O Gmail é um serviço de correio eletrónico popular da Google. Desde o seu lançamento em 2004, tornou-se um dos serviços de correio eletrónico mais utilizados em todo o mundo.

A interface fácil de utilizar do Gmail torna-o uma excelente opção para novos utilizadores de correio eletrónico, o que explica a sua popularidade. De facto, o Gmail tinha 1,8 mil milhões de utilizadores activos em todo o mundo no final de 2021.

No entanto, uma das características que pode potencialmente dificultar a sua utilização generalizada é a restrição dos anexos de correio eletrónico que podem ser enviados e recebidos através dele. O limite de tamanho do anexo do Gmail para os ficheiros que podem ser enviados ou recebidos através dos seus servidores pode revelar-se problemático quando se partilham ficheiros de grandes dimensões.

Esta restrição pode ser um problema e impedir a partilha de ficheiros grandes, como folhas de cálculo, apresentações, faixas de música e vídeos. Felizmente, existem métodos que podem contornar o limite.

Nesta publicação do blogue, vamos ver como pode contornar este limite de tamanho para enviar e-mails grandes com anexos grandes através do Gmail. Vamos mergulhar no assunto!

Enviar ficheiros até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Partilhar ficheiros agora

Porque é que os e-mails têm limites de tamanho?

Existem principalmente duas razões para o Gmail ter esta restrição no tamanho dos ficheiros.

A primeira razão é para garantir que os ficheiros não demoram muito tempo a carregar ou a descarregar. Tendo em conta que um ficheiro de 1 MB demora cerca de 14 segundos a ser carregado, o envio de ficheiros grandes através de e-mails pode acabar por demorar muito tempo, razão pela qual o Gmail tem esta restrição.

O Gmail também tem este limite de tamanho porque os ficheiros maiores podem conter vírus ou malware que podem infetar o seu computador se os descarregar. Tendo em conta estes riscos, o Gmail restringe o envio e a receção de ficheiros de grandes dimensões para garantir a segurança dos seus utilizadores. No entanto, existem formas de contornar este limite de tamanho.

limites de tamanho de ficheiro

Tamanho do anexo de e-mail dos principais provedores de e-mail

Os principais fornecedores de e-mail gratuitos, como o Gmail, Yahoo, Outlook e outros, têm um limite de tamanhos de ficheiros que podem ser enviados ou recebidos através dos seus servidores. Vamos ver como os vários fornecedores de serviços se comparam ao Gmail no que diz respeito ao tamanho dos ficheiros.

Fornecedor de correio eletrónico

Limite de tamanho do anexo de ficheiro (MB)

Outlook.com / Hotmail.com34
Gmail.com25
ProtonMail.com25
Yahoo.com25
AOL.com25
Mail.com30

Como pode ver na lista, existe um tamanho comum de 25 MB que quase todos os principais fornecedores de correio eletrónico impuseram aos anexos. Isto acontece porque têm os seus servidores configurados para lidar com ficheiros tão grandes e querem manter as coisas consistentes.

No entanto, o Gmail tem um dos limites mais baixos no que diz respeito a anexos de correio eletrónico. Esta é a razão pela qual poderá ter problemas em enviar ficheiros grandes através do Gmail. Mas não desanime, pois existem formas de enviar mensagens de correio eletrónico de grandes dimensões através do Gmail.

contornar o limite de tamanho dos anexos do gmail

Como contornar o limite de tamanho de ficheiro do Gmail

Existem muitas formas diferentes de enviar e-mails grandes através do Gmail. Só precisa de conhecer a solução correcta. Vamos dar uma vista de olhos a alguns dos métodos que pode utilizar para enviar ficheiros grandes através do Gmail.

comprimir e reduzir o tamanho dos ficheiros

1. Comprimir os seus ficheiros

Comprimir os seus ficheiros para contornar o limite de tamanho do Gmail é um dos métodos mais fáceis. Só precisa de comprimir o seu ficheiro num formato ZIP ou RAR para o poder enviar para o seu contacto do Gmail. Quando este receber o ficheiro, tudo o que tem de fazer é extraí-lo antes de o abrir. É tão simples quanto isso.

Para compactar o ficheiro, basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro e selecionar a opção "Enviar para" > "Pasta compactada (zipada)". O ficheiro demora alguns segundos a ser comprimido e pode ser enviado para o seu contacto do Gmail. Assim que o receberem, basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro e selecionar a opção "Extrair tudo".

utilizar separadores de ficheiros

2. Separadores de ficheiros

Também pode utilizar separadores de ficheiros para contornar o limite de tamanho do Gmail. Os separadores de ficheiros são aplicações que lhe permitem dividir os seus ficheiros em partes mais pequenas e enviá-los em mensagens de correio eletrónico separadas.

Por exemplo, pode dividir um ficheiro de 25 MB em 5 partes de 5 MB cada e enviá-lo em 5 e-mails separados. Isto garante que o ficheiro chega ao destinatário pretendido sem qualquer problema.

Existem muitos separadores de ficheiros diferentes disponíveis online, mas é fundamental encontrar o que funciona melhor para si. Alguns aspectos a considerar ao escolher um separador de ficheiros são:

1. Formatos de ficheiro suportados

É necessário certificar-se de que o separador de ficheiros suporta o seu formato de ficheiro. Também deve ser capaz de lidar com ficheiros grandes, como vídeos e imagens.

2. Vários e-mails

Deve procurar um separador de ficheiros que lhe permita separar e enviar rapidamente os seus ficheiros grandes para vários e-mails. Desta forma, não terá problemas ao enviar ficheiros grandes através do Gmail.

3. Facilidade de utilização

O objetivo da utilização de um separador de ficheiros é tornar o processo rápido e fácil. Por isso, deve procurar um separador de ficheiros que facilite a separação dos seus ficheiros em vários e-mails. Também pode procurar um separador de ficheiros gratuito que possa utilizar sem ter de pagar qualquer taxa.

armazenamento em nuvem

3. Opções de armazenamento na nuvem

As opções de armazenamento na nuvem tornaram-se rapidamente a escolha preferida dos utilizadores que pretendem partilhar ficheiros grandes. Com os serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive e o Dropbox, pode carregar o seu ficheiro e enviar uma ligação para o destinatário. Este pode então descarregar o ficheiro a partir das suas respectivas contas de armazenamento na nuvem.

OneDrive

O OneDrive é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares que existem. O OneDrive permite-lhe armazenar, partilhar e sincronizar os seus ficheiros de trabalho ou escolares num único local. Pode guardar os seus documentos no OneDrive e aceder-lhes a partir de qualquer dispositivo. Pode partilhar ficheiros no OneDrive com outras pessoas, independentemente de onde estas se encontrem.

Google Drive

Sendo um dos serviços mais populares da Google, o Google Drive permite-lhe armazenar e partilhar os seus ficheiros em todos os seus dispositivos. Pode criar, carregar e editar os seus ficheiros na nuvem e até colaborar com outras pessoas para trabalhar num único ficheiro. Pode escolher entre o Google Docs, Sheets, Slides e Forms para criar o seu ficheiro.

Dropbox

O Dropbox permite-lhe armazenar e partilhar os seus ficheiros, incluindo fotografias. Pode definir quem vê cada ficheiro ou pasta e mantê-los privados com uma palavra-passe. O Dropbox pode ajudá-lo a proteger o seu conteúdo. Não tem de se preocupar com o tamanho do ficheiro quando utiliza estas opções, uma vez que foram concebidas para lidar com ficheiros de grandes dimensões.

computação em nuvem

4. Serviço de transferência de ficheiros baseado na nuvem

Se pretende partilhar ficheiros de grandes dimensões com os seus colegas de trabalho, amigos ou familiares, a utilização de serviços de transferência de ficheiros baseados na nuvem pode ser uma excelente ideia. São serviços que lhe fornecem uma grande quantidade de espaço de armazenamento na nuvem para partilhar os seus ficheiros com outros utilizadores em todo o mundo.

Os serviços de transferência de ficheiros baseados na nuvem funcionam tal como os serviços de armazenamento na nuvem. Pode aceder-lhes a partir de qualquer dispositivo e são especialmente úteis quando está em viagem. Existem muitos serviços diferentes disponíveis, pelo que encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades pode ser um pouco difícil.

Eis alguns aspectos a ter em conta ao escolher um serviço de transferência de ficheiros baseado na nuvem:

1. Limite de tamanho do ficheiro

Certifique-se de que o serviço de transferência de ficheiros que escolher suporta todos os seus ficheiros e não limita o tamanho dos mesmos. É também uma boa ideia testar o serviço de transferência de ficheiros antes de o utilizar nos seus ficheiros, uma vez que alguns destes serviços podem causar problemas.

2. Suporte do formato do ficheiro

É necessário certificar-se de que o serviço de transferência de ficheiros que escolher suporta todos os formatos de ficheiros. Também deve ser capaz de lidar com ficheiros grandes, como vídeos e imagens.

3. Canais suportados

Deve certificar-se de que o serviço de transferência de ficheiros que escolher suporta os canais de comunicação que utiliza, como o correio eletrónico e as redes sociais.

4. Características de segurança e privacidade

Deve procurar um serviço de transferência de ficheiros que lhe permita enviar ficheiros seguros, que ofereça encriptação de ponta a ponta e que impeça terceiros de intercetar os seus ficheiros.

5. Preços

Antes de escolher um serviço de transferência de ficheiros, deve considerar os seus planos de preços. Não tem de pagar pelo serviço de transferência de ficheiros, mas é importante analisar a sua estrutura de preços.

Aplicação de partilha de ficheiros Filemail

Filemail

O Filemail é uma das opções mais viáveis que lhe permite enviar ficheiros de grandes dimensões a qualquer pessoa através do correio eletrónico, de forma fácil e rápida. O Filemail é totalmente gratuito e permite-lhe enviar tantos ficheiros quantos quiser.

A versão gratuita do Filemail tem uma limitação de 5 GB, mas também tem opções pagas que lhe permitem enviar ficheiros de tamanho ilimitado. Suportam todos os formatos. Não deixe de consultar o Filemail se estiver à procura de uma forma de enviar ficheiros grandes sem se preocupar com o espaço de armazenamento.

Conclusão

Contornar o limite de tamanho do anexo do Gmail pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando se está a tentar enviar a alguém um ficheiro maior do que esse tamanho. A boa notícia é que tem sempre opções, dependendo do que está a tentar enviar.

Se os seus ficheiros forem demasiado grandes para o Gmail, mas demasiado pequenos para o OneDrive, Dropbox, Google Drive ou qualquer outro serviço de partilha de ficheiros que utilize, o Filemail é uma das melhores opções.

O Filemail permite-lhe enviar ficheiros grandes de forma fácil e rápida por e-mail, independentemente do formato em que o ficheiro se encontra. Esperamos que este artigo o tenha ajudado a aprender como contornar o limite de tamanho de ficheiro do Gmail e a contorná-lo sempre que necessário. Obrigado pela leitura!

Ultrapassar os limites de tamanho dos anexos do Gmail
Sem perda de tempo com divisores e compressores
Veja os nossos planos pagos

Ver mais artigos sobre o envio de ficheiros de grandes dimensões por correio eletrónico