Quanto custa 1 TB de armazenamento de dados?

Ace23 de janeiro de 2024
quanto custa 1 TB de armazenamento de dados

Utilizamos os nossos dispositivos digitais para várias actividades, incluindo navegar na Internet, ouvir música, ver filmes e vídeos, conversar com amigos e familiares através das redes sociais e telefonar a amigos e familiares. Ficaria surpreendido com a quantidade de dados que o seu PC ou smartphone consome! Mas que quantidade de dados é que estes dispositivos, e por extensão o utilizador, utilizam? Quanto é que eles podem armazenar?

Lê-se sobre coisas como megabytes (MB), gigabytes (GB) e terabytes (TB), mas o que é que isso significa em termos de aplicabilidade no mundo real? Quanto é 1 TB de armazenamento de dados e o que é que pode realmente armazenar com ele?

Partilhar até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Transferir ficheiros grandes agora
dados no computador

Especificação de unidades de dados

A memória de um computador é definida como qualquer dispositivo físico capaz de armazenar dados, independentemente do seu tamanho ou duração. Os tamanhos dos ficheiros são frequentemente expressos em kilobytes, uma vez que a maior parte dos ficheiros é composta por milhares de bytes.

Os megabytes são utilizados para descrever ficheiros maiores, como fotografias, filmes e ficheiros de áudio, que incluem milhões de bytes. Uma vez que os dispositivos de armazenamento modernos podem conter centenas destes ficheiros, a capacidade de armazenamento é frequentemente definida como gigabytes ou mesmo terabytes.

Normalmente, são atribuídas unidades de medida maiores para calcular a capacidade de muitos dispositivos de armazenamento ou de grandes redes de armazenamento de dados.

O tamanho máximo dos ficheiros que podem ser guardados no seu PC ou dispositivo móvel é especificado em KB (kilobytes), MB (megabytes), GB (gigabytes) ou TB (terabytes). À medida que a tecnologia avança, os dispositivos móveis têm de lidar com ficheiros cada vez maiores, tornando a capacidade de armazenamento de dados uma consideração crítica no futuro.

1 Byte = 8 bits*, que podem ser oito 1's ou 0's, estão incluídos num único byte. Este octeto de bits representa a unidade regular mais pequena do sistema de armazenamento de dados.

1 Kilobyte (KB) = 1.024 bytes, os ficheiros que não necessitam do prefixo kilo são os mais monótonos, como os documentos do Word, as folhas de cálculo do Excel e a maioria das imagens.

1 Megabyte (MB) = 1024 KB. 1 MB é normalmente utilizado para ouvir música e pequenos vídeos. Até a antiga disquete é capaz de armazenar um grande número deles.

1 Gigabyte (GB) = 1.024 MB. O GB está a tornar-se rapidamente a unidade padrão de capacidade de armazenamento, uma vez que a maioria dos fabricantes de hardware de computador anuncia a capacidade em GBs.

1 terabyte (TB) = 1.024 GB. Atualmente, a forma mais comum de medir o tamanho de um disco rígido normal é com TB.

multimédia

Quanto custam 10 GB?

De acordo com a Ofcom, o consumidor típico consome cerca de 2,9 GB de dados por mês, um valor que está a aumentar ano após ano à medida que a tecnologia avança. Isto sugere que 10 GB são, muito provavelmente, suficientes para o utilizador típico de um smartphone. No entanto, isto depende em grande medida da forma como o utilizador utiliza o telemóvel. Por exemplo, se gosta de fazer streaming de filmes e de jogar jogos online, deve considerar a possibilidade de atribuir mais dados.

Quanto são 100 GB?

Se depender principalmente de dados móveis em vez de Wi-Fi, poderá querer explorar planos de elevada capacidade, como o de 100 GB. Todos os meses, 100 GB é uma quantidade considerável de dados a que se pode aceder. É geralmente considerado como o plano de dados mais próximo de um plano de dados ilimitado disponível sem dar o último passo.

Quanto custa 1 TB de armazenamento de dados?

Desde a era das unidades de disquete de 1,44 MB, a tecnologia de armazenamento de dados avançou significativamente. Um terabyte de armazenamento (1024 GB) é frequentemente encontrado em computadores portáteis, computadores de secretária e consolas de jogos, entre outras coisas. Atualmente, 1 TB de armazenamento é equivalente a cerca de 16 (64 GB) iPhones ou smartphones Samsung Galaxy.

1 TB também é equivalente a quatro computadores portáteis Windows ou MacBook (256 GB) - e o software do sistema consome algum espaço de armazenamento. Além disso, os discos rígidos externos individuais começam normalmente com 1 TB de capacidade e vão até 32 TB.

Como se pode utilizar 1 TB de dados da Internet?

Para utilizar 1 TB de dados num mês, teria de transmitir cerca de 171 horas de vídeo 4K. Isso é o equivalente a transmitir 6 horas de vídeo 4K todos os dias durante um mês, a uma taxa de 6 horas por dia. Se está preocupado com a utilização de dados, deve esforçar-se por controlá-la de forma mais proactiva.

1 TB oferece-lhe a opção de armazenar as seguintes informações:

  • Enviar ou receber 200 e-mails por dia (6.200 e-mails no total num mês)
  • Ouvir 5 horas de música por dia (155 horas no total num mês) e fazer outras coisas
  • 5 horas de navegação em linha por dia (155 horas no total por mês)
  • 10 horas de transmissão de vídeo HD por dia (310 horas no total por mês)
  • 256 fotografias tiradas com uma câmara de 12 MP;
  • 250 filmes ou 500 horas de vídeo de alta definição;
  • 6,5 milhões de páginas de documentos, que são normalmente guardados como ficheiros Office, PDF e apresentações - esta quantidade é equivalente a 1300 armários de ficheiros reais!
Armazenamento em nuvem

Apresentação do armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem permite que os utilizadores troquem e acedam a dados remotamente, sem necessitarem de acesso aos seus sistemas de armazenamento no local. De um modo geral, o armazenamento em nuvem retém os dados em servidores distantes, a partir dos quais podem ser mantidos, geridos, copiados e acedidos remotamente.

Os dados baseados na nuvem estão disponíveis a partir de qualquer dispositivo e em qualquer altura, desde que as permissões adequadas estejam em vigor. Apesar da facilidade de acesso, o armazenamento de dados com base na nuvem é incrivelmente seguro.

A transferência de dados para fora do local de armazenamento coloca o dever de armazenamento de dados nos ombros de um fornecedor de serviços de nuvem externo. O fornecedor de serviços aloja, protege, gere e preserva os servidores e a infraestrutura relacionada, garantindo que tem acesso aos seus dados sempre que precisar deles.

O fornecedor de serviços não cobra qualquer taxa por este serviço. As inúmeras vantagens associadas ao armazenamento na nuvem são analisadas mais pormenorizadamente.

Segurança

Os fornecedores de armazenamento na nuvem aumentam a segurança dos seus serviços, incluindo níveis extra de segurança. Face ao grande número de pessoas que têm informações guardadas na Internet, os serviços de armazenamento na nuvem fazem um grande esforço para garantir que os seus ficheiros não estão acessíveis a quem não deve.

Depois de os dados terem sido enviados através da Internet, são protegidos por tecnologia de encriptação. Isto garante que são mantidos os mais elevados níveis de segurança em todas as circunstâncias.

Acessibilidade

Quando utiliza o armazenamento na nuvem, os seus dados são mantidos nos servidores do fornecedor de serviços na nuvem e estão acessíveis através da Internet. Uma vez que a aplicação do fornecedor de serviços de computação em nuvem pode ser instalada em muitos dispositivos, como o computador da empresa ou o smartphone, pode aceder aos seus dados a qualquer momento e a partir de qualquer local.

Nunca foi tão simples iniciar sessão e colaborar com outros membros da equipa. Além disso, a aplicação garante que os seus ficheiros são sincronizados, assegurando que os membros da equipa têm sempre acesso à versão mais recente a partir do seu dispositivo preferido.

Capacidade de serviço

O armazenamento na nuvem é pago por utilizador. Não é obrigado a prever as suas necessidades anuais de armazenamento e a correr o risco de pagar por espaço desperdiçado ou de ficar sem espaço. Pode personalizar os recursos acessíveis através dos fornecedores de armazenamento em nuvem e pagar por eles de acordo com as suas necessidades actuais, que podem variar ao longo do tempo.

Colaboração melhorada

Quando as equipas partilham dados e ferramentas, podem colaborar de forma mais eficaz. A colaboração, como demonstrado pela investigação, resulta em resultados superiores. Isto porque a parceria combina as competências distintas de vários indivíduos num esforço comum.

Produz melhores ideias ao incorporar os muitos pontos de vista de pessoas e organizações com diferentes origens, especialidades e modos de pensar. Uma maior cooperação resulta em ideias mais inovadoras porque incorpora os vários pontos de vista de pessoas e organizações com diferentes experiências, conhecimentos e modos de pensar.

Colaboração reforçada

A transição da familiaridade do armazenamento em disco local para o armazenamento na nuvem pode ser um processo difícil, mas está a tornar-se cada vez mais comum. Existem várias vantagens na utilização do armazenamento em nuvem em relação ao armazenamento em disco local. No futuro, o armazenamento em nuvem representa uma das oportunidades mais viáveis para quem procura um método seguro e acessível de armazenamento de dados.

Enviar ficheiros de qualquer tamanho
Planos profissionais, comerciais e empresariais
Veja os nossos planos pagos

Ver mais artigos sobre partilha de ficheiros