Como enviar ficheiros grandes por e-mail

Ace20 de janeiro de 2024
como enviar ficheiros grandes por correio eletrónico

Como enviar ficheiros grandes por e-mail

Quando é necessário enviar um ficheiro grande por correio eletrónico, pode ser frustrante receber um pop-up a informar que os ficheiros são demasiado grandes. Surpreendentemente, a maioria dos servidores de e-mail não pode enviar ou receber ficheiros com um tamanho específico.

Além disso, o facto de poder enviar um anexo através do servidor de correio eletrónico do remetente não significa necessariamente que o correio eletrónico do destinatário o possa aceitar. Como é que pode garantir que envia um anexo de correio eletrónico que o destinatário pode abrir? Continue a ler para saber como enviar ficheiros grandes por correio eletrónico.

Tem de se certificar de que sabe o tamanho dos seus anexos de correio eletrónico antes de os enviar. As limitações de tamanho dos servidores de correio eletrónico não são únicas e variam consoante o fornecedor. Felizmente, a maioria dos serviços de correio eletrónico apresenta o tamanho do ficheiro junto ao nome do ficheiro.

Se estiver a anexar vários ficheiros, deverá controlar o tamanho total dos anexos. Se o tamanho do ficheiro for apresentado em kilobytes em vez de megabytes, saiba que há 1024 kilobytes num megabyte.

Muitas empresas e particulares estão a utilizar fornecedores de serviços baseados na nuvem e serviços de transferência de ficheiros baseados na nuvem para contornar o tamanho dos anexos quando enviam ficheiros grandes por correio eletrónico.

Transferir até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Enviar ficheiros grandes agora

Serviço de armazenamento baseado na nuvem para enviar ficheiros grandes por e-mail

Quando tem ficheiros grandes para enviar por e-mail, mas o ficheiro é demasiado grande, uma das soluções mais eficientes é utilizar serviços de armazenamento baseados na nuvem.

Os espaços de armazenamento na nuvem, como o iCloud Mail Drop, o OneDrive e o Google Drive, são excelentes formas de enviar ficheiros grandes por correio eletrónico. Quando tem gráficos, vídeos, apresentações, dados ou outros ficheiros de alta qualidade e precisa de os enviar, as soluções na nuvem permitem-lhe carregar os seus ficheiros para o serviço na nuvem.

Em seguida, envie a ligação para que o destinatário aceda ao ficheiro através de uma ligação em vez de um anexo. Se isto parece assustador, é fácil quando se apanha o jeito. Eis como enviar anexos de grandes dimensões através de serviços de armazenamento baseados na nuvem.

Apple icloud e mail para partilhar ficheiros grandes

1. iCloud Mail Drop com o Apple Mail

Com uma conta iCloud, está configurado para utilizar o Mail Drop, que permite enviar ficheiros grandes até 5 GB através do iCloud. Quando utiliza o Mail Drop, os ficheiros são armazenados de forma encriptada e são disponibilizados ao destinatário para transferência no prazo de 30 dias.

Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que o Mail Drop está ativado na sua conta Apple Mail.

1. Abra o Apple Mail no seu Mac e seleccione Preferências na barra de menus, em Mail.

2. No separador Contas, seleccione a conta para a qual pretende ativar o Mail Drop.

3. Marque a caixa ao lado da opção Enviar anexos grandes com o Mail Drop.

4. Componha uma nova mensagem de correio eletrónico utilizando o Apple Mail e certifique-se de que o cursor de texto está colocado no local onde pretende que o anexo apareça.

5. Seleccione Ficheiro e, em seguida, seleccione Anexar ficheiros. Escolha o ficheiro que pretende anexar e clique em Escolher ficheiro.

Se o anexo exceder os limites de tamanho, o Apple Mail carregará automaticamente o ficheiro para o servidor iCloud do destinatário.

Prós

Contras

O anexo é carregado para o iCloud e inclui uma ligação segura.O Mail Drop tem apenas um limite de 5 GB, pelo que tudo o que ultrapassar esse limite falhará com este método.
O anexo não é contabilizado no espaço total de armazenamento do iCloud e só é mantido na nuvem durante 30 dias.Alguns anexos não são bem transferidos para outros sistemas operativos, como o Windows.
Utilizar o Gmail para enviar ficheiros grandes por correio eletrónico

2. Google Drive com Gmail

O Google Drive permite-lhe enviar anexos até 25MB e receber ficheiros até 50MB. Para enviar um ficheiro grande através do Google Drive, é necessário carregá-lo primeiro e depois enviá-lo por e-mail. Basta seguir estes passos simples.

1. Inicie sessão na sua caixa de entrada do Gmail e seleccione Compor no canto superior esquerdo do ecrã para iniciar uma nova mensagem.

2. Nos botões de ícones na parte inferior da janela pop-up da nova mensagem, seleccione o ícone do Google Drive. Aparecerá uma caixa de diálogo que lhe permitirá inserir um ficheiro.

3. Se ainda não tiver carregado o seu ficheiro no Google Drive, pode fazê-lo a partir desta caixa de diálogo. Seleccione Carregar no menu superior. Pode arrastar e largar o seu anexo de grandes dimensões ou clicar em Selecionar ficheiros do seu dispositivo. Seleccione Carregar para adicionar o ficheiro ao seu Google Drive.

4. Se o ficheiro já tiver sido carregado no seu Google Drive, pode procurar o ficheiro no seu Drive. Realce o ficheiro e clique no botão Inserir.

5. Certifique-se de que define as permissões antes de enviar o e-mail para garantir que o destinatário pode aceder ao ficheiro. O Gmail irá verificar se o destinatário tem acesso ao ficheiro e pedir-lhe-á que actualize as definições de partilha do ficheiro antes de enviar a mensagem.

A ligação do anexo será agora adicionada ao seu e-mail.

Prós

Contras

A partilha de ficheiros é fácil e tem muitas ferramentas incorporadas para colaborar facilmente com outras pessoas nos seus ficheiros.Existe um risco potencial de segurança ao partilhar ficheiros sem proteção por palavra-passe.
Os ficheiros são privados até os partilhar com os destinatários pretendidos.O Google Drive impõe limites de carregamento para a sua unidade, pelo que esta limitação pode ser frustrante se precisar de partilhar vários ficheiros grandes no Google Drive.
Pode aceder aos seus ficheiros a partir de qualquer lugar.
Uma unidade e o Outlook para enviar ficheiros grandes por correio eletrónico

3. OneDrive com o Outlook

Para muitas empresas, o seu principal serviço de correio eletrónico é o Outlook. O OneDrive é uma excelente solução para o envio de ficheiros de grandes dimensões por correio eletrónico com o Outlook. O Outlook só permite até 33 MB para anexos. Tem de se certificar de que guarda primeiro o ficheiro no seu One Drive antes de o partilhar.

Eis como enviar o seu ficheiro por correio eletrónico utilizando o OneDrive

1. Para começar, inicie sessão na sua conta OneDrive.

2. Clique com o botão direito do rato no ficheiro que pretende partilhar. No menu pendente, seleccione Partilhar.

3. Na caixa pop-up, introduza os endereços de correio eletrónico das pessoas com quem pretende partilhar o ficheiro e actualize as permissões que pretende definir para o documento. Este método gera automaticamente um e-mail com uma ligação para visualizar o ficheiro de grandes dimensões.

4. Se pretender redigir um e-mail personalizado, gere um link a partir do botão copiar link no canto inferior esquerdo da janela pop-up em vez de introduzir o e-mail dos destinatários para convidar automaticamente. Cole o link em um novo e-mail pelo Outlook.

Prós

Contras

É possível armazenar qualquer ficheiro no OneDrive e este possui uma interface de fácil utilização que facilita o envio de ficheiros grandes por correio eletrónico.O plano gratuito do OneDrive permite até 5 GB de armazenamento, sendo necessário pagar para obter armazenamento adicional.
A Microsoft é uma empresa bem estabelecida, pelo que se sabe que é sólida, fiável e de confiança.A segurança é uma preocupação quando se utiliza o OneDrive.
Este apenas encripta os dados em trânsito, mas não os dados armazenados.
As permissões de utilizador podem permitir que as pessoas alterem documentos que não são desejados.

Serviço de transferência de ficheiros baseado na nuvem para enviar ficheiros grandes através do e-mail

Quando os serviços em nuvem começaram, estavam mais orientados para os consumidores, para o correio eletrónico baseado na Web, redes sociais, fotografias e locais de armazenamento pessoal. À medida que as soluções de nuvem evoluíram e a segurança aumentou, os serviços de nuvem abriram-se para permitir que infra-estruturas de rede inteiras operassem na nuvem, incluindo transferências de ficheiros.

A procura de processos de partilha seguros para partilhar documentos e dados sensíveis está a aumentar, e cada vez mais pessoas adoptam serviços de transferência de ficheiros baseados na nuvem. Com o aumento do número de empregados que trabalham a partir de casa, é essencial ter uma solução segura e de fácil utilização que permita aos empregados enviar e receber grandes ficheiros de dados.

Pode sempre utilizar um serviço de transferência de ficheiros baseado na nuvem.

Serviço de partilha de ficheiros Filemail

Filemail

O Filemail é uma das muitas soluções que fornecem um serviço que lhe permite enviar e receber ficheiros de qualquer tamanho online. Inclui características de segurança que tornam a sua transferência de ficheiros segura, permitindo-lhe definir o período de disponibilidade e configurar a proteção por palavra-passe. Isto ajuda a evitar que o seu ficheiro vá parar às mãos erradas.

A utilização do Filemail é simples e permite-lhe duas opções para enviar grandes ficheiros online. Pode enviá-los diretamente ou gerando uma ligação e enviando-a através da plataforma de correio eletrónico da sua escolha.

1. No sítio Web do Filemail, seleccione o botão Adicionar ficheiros para selecionar os ficheiros que pretende enviar.

2. Se pretender enviar como um e-mail, seleccione o separador Enviar como e-mail e redija um e-mail para enviar utilizando o seu endereço de e-mail.

3. Se preferir utilizar o seu servidor de correio eletrónico principal, seleccione o separador Enviar como ligação e copie a ligação.

4. Aparecerá uma janela pop-up que lhe permitirá definir a duração da disponibilidade do ficheiro.

O Filemail permite-lhe partilhar ficheiros até 5 GB gratuitamente. Com uma conta paga, obtém muito mais funcionalidades, como 1 TB de armazenamento, adicionando um logótipo ou um fundo, perfeito para pequenas empresas.

Estes métodos são algumas das melhores formas de enviar ficheiros grandes por correio eletrónico. É sempre bom ter a certeza de que está a utilizar ferramentas de transferência e de nuvem especializadas e seguras. A segurança é uma das preocupações mais importantes ao enviar ou receber anexos de grandes dimensões.

Certifique-se sempre de que abre apenas anexos de pessoas que conhece e em quem confia e de que estes provêm de qualquer um dos métodos seguros acima mencionados.

Enviar ficheiros grandes de qualquer tamanho
Destinatários, transferências e largura de banda ilimitados
Veja os nossos planos pagos

Porque é que o correio eletrónico não é um meio seguro nem adequado para partilhar ficheiros de grandes dimensões