Como partilhar ficheiros grandes através da Internet

Ace23 de janeiro de 2024
como partilhar ficheiros grandes através da internet

Todos nós conhecemos a dificuldade de tentar descobrir como partilhar ficheiros grandes através da Internet. Quer se trate de um documento, fotografia ou vídeo, o processo de o passar de um computador para outro pode ser frustrantemente lento. Mas com as ferramentas certas, não tem de ser assim.

Se fizer uma pesquisa rápida no Google por "como partilhar ficheiros grandes através da Internet", terá uma infinidade de opções. Mas nem todas elas são iguais. Alguns serviços são melhores para enviar ficheiros pequenos, enquanto outros são concebidos para ficheiros maiores.

Existem várias formas de partilhar ficheiros grandes através da Internet, mas nem todas são iguais. Neste artigo, vamos explorar alguns dos métodos mais populares de partilha de ficheiros de grande dimensão e discutir os prós e os contras de cada um. Vamos lá começar!

Partilhar até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Partilhar ficheiros grandes agora
Comprimir ficheiros antes de os partilhar

Comprimir ficheiros

Antes de enviar quaisquer ficheiros, é importante certificar-se de que estão o mais comprimidos possível. Isto ajudará a reduzir o tempo necessário para os enviar e também a poupar alguma largura de banda.

Existem várias formas de comprimir ficheiros, mas a mais popular é provavelmente a compressão ZIP. Este é o formato utilizado pela maioria das ferramentas de compressão de ficheiros, incluindo o WinZip e o 7-Zip.

É bastante fácil comprimir ficheiros utilizando software de compressão como o WinZip ou o 7zip. Basta selecionar os ficheiros que pretende comprimir, clicar com o botão direito do rato sobre eles e escolher a opção "Comprimir". Isto criará um novo ficheiro comprimido que é mais pequeno em tamanho e demora menos tempo a enviar. O ficheiro será guardado como um ficheiro ZIP, que pode depois enviar pela Internet.

Enviar ficheiros grandes por correio eletrónico

Email para enviar ficheiros grandes

A forma mais comum de enviar ficheiros através da Internet é por correio eletrónico. Este é um método rápido e fácil que não requer qualquer software ou ferramentas especiais. O correio eletrónico também tem a vantagem de ser universalmente suportado, pelo que quase toda a gente o pode utilizar.

Para enviar ficheiros por correio eletrónico, basta anexá-los a uma mensagem de correio eletrónico e enviá-los ao destinatário. Este pode então abrir o anexo e guardar o ficheiro no seu computador. É tão fácil quanto isto!

A desvantagem do correio eletrónico é que pode ser lento e pouco fiável, especialmente se o ficheiro for grande. Os servidores de correio eletrónico também podem estar sobrecarregados, o que pode fazer com que o ficheiro demore muito tempo a ser descarregado. Além disso, o correio eletrónico é uma boa opção para ficheiros pequenos, mas não é ideal para ficheiros maiores. O tamanho máximo de um anexo de correio eletrónico é normalmente de cerca de 25 MB, o que pode não ser suficiente para ficheiros maiores.

Pen USB

Utilizar uma pen-drive / unidade USB

Se precisar de enviar um ficheiro com mais de 25 MB, pode utilizar uma pen drive ou uma unidade USB. Trata-se de um dispositivo físico que pode ser utilizado para armazenar e transferir ficheiros entre computadores.

As unidades USB estão disponíveis em vários tamanhos, desde 1 GB a 128 GB. São também relativamente baratas, o que as torna uma boa opção para transferir ficheiros grandes. No entanto, podem ser inconvenientes se não estiver perto de um computador com uma porta USB.

Para enviar um ficheiro utilizando uma unidade USB, comece por copiar o ficheiro para a unidade. Em seguida, insira a unidade no computador do destinatário e abra-a. O ficheiro será guardado no computador do destinatário. O ficheiro será guardado no disco rígido do computador.

A desvantagem de utilizar uma unidade USB é que pode ser difícil encontrar alguém que tenha uma. Além disso, nem toda a gente tem uma unidade USB, o que significa que nem toda a gente pode receber ficheiros desta forma. Por isso, se procura uma forma de enviar ficheiros para um público mais vasto, as unidades USB podem não ser a melhor opção.

Unidade externa para partilhar ficheiros

Disco rígido externo para partilhar ficheiros grandes

Outra opção para enviar ficheiros de grandes dimensões é utilizar uma unidade externa. Trata-se de um dispositivo físico que se liga ao computador do destinatário e que pode ser utilizado para armazenar e transferir ficheiros.

As unidades externas existem em vários tamanhos, desde alguns gigabytes até vários terabytes. Podem também ser caras, consoante o tamanho e o tipo que escolher. Também é importante certificar-se de que a unidade externa é compatível com o computador do destinatário.

Para enviar um ficheiro utilizando uma unidade externa, comece por copiar o ficheiro para a unidade. Em seguida, desligue a unidade do seu computador e ligue-a ao computador do destinatário. O ficheiro será guardado no disco rígido do computador.

A desvantagem de utilizar uma unidade externa é que pode ser difícil encontrar alguém que tenha uma. Além disso, nem toda a gente tem uma unidade externa, o que significa que nem toda a gente pode receber ficheiros desta forma.

Sala de servidores

Utilizar FTP

Se precisar de enviar um ficheiro com mais de 25 MB e o destinatário não tiver uma unidade USB ou uma unidade externa, pode utilizar o FTP. FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Ficheiros) e é uma forma de transferir ficheiros entre computadores.

Para enviar um ficheiro através de FTP, primeiro é necessário encontrar um servidor FTP. Este é um computador especificamente configurado para armazenar e partilhar ficheiros. O servidor FTP mais popular é o FileZilla, que pode ser descarregado gratuitamente.

Depois de ter o servidor FTP instalado, pode abri-lo e criar uma nova ligação. Na janela Ligar ao servidor, introduza o endereço do servidor FTP e clique em Ligar. Os campos de nome de utilizador e palavra-passe serão automaticamente preenchidos.

Em seguida, navegue para a pasta onde o ficheiro está armazenado. Arraste o ficheiro da janela local para a janela remota e clique em Carregar. O ficheiro será transferido para o servidor FTP e guardado na pasta designada.

A desvantagem de utilizar o FTP é que pode ser difícil encontrar um servidor FTP. Além disso, nem toda a gente sabe como utilizar o FTP, o que significa que nem toda a gente pode receber ficheiros desta forma. Se quiser saber mais sobre o FPT, consulte

Computação em nuvem

Serviços de partilha de ficheiros baseados na nuvem

Os serviços de partilha de ficheiros baseados na nuvem são outra opção para enviar ficheiros grandes. Estes serviços permitem-lhe carregar ficheiros para a Internet e partilhá-los com outras pessoas.

São fáceis de utilizar e a maior parte deles tem um nível gratuito que permite enviar ficheiros até um determinado tamanho. Os serviços de partilha de ficheiros baseados na nuvem mais populares são o Google Drive, o iCloud e o DropBox.

Então, como funcionam os serviços de partilha de ficheiros baseados na nuvem?

Basicamente, cria-se uma conta no serviço e, em seguida, carrega-se os ficheiros que se pretende partilhar. Os ficheiros são armazenados no servidor do serviço e, em seguida, pode partilhá-los com outras pessoas enviando-lhes uma ligação. Esta ligação pode ser utilizada para descarregar os ficheiros ou estes podem ser transmitidos online.

No entanto, há alguns aspectos a ter em conta quando se utilizam serviços de partilha de ficheiros baseados na nuvem.

Em primeiro lugar, nem todos estes serviços são gratuitos. Alguns deles exigem uma subscrição paga para poderem utilizar o serviço. Em segundo lugar, os ficheiros que carrega para estes serviços são frequentemente armazenados numa pasta pública. Isto significa que qualquer pessoa que tenha acesso à ligação pode descarregar os ficheiros. Por último, o serviço de partilha de ficheiros pode ficar offline ou ter outras dificuldades técnicas, o que significa que os ficheiros podem não estar acessíveis.

Para enviar um ficheiro utilizando um serviço de partilha de ficheiros baseado na nuvem, primeiro carregue o ficheiro para o serviço. Em seguida, abra o serviço e partilhe o ficheiro com o destinatário. Este poderá descarregar o ficheiro e guardá-lo no seu computador.

A desvantagem dos serviços de partilha de ficheiros baseados na nuvem é que podem ser lentos e pouco fiáveis. Além disso, nem todos têm uma subscrição destes serviços, o que significa que nem todos podem receber ficheiros desta forma.

Serviço de partilha de ficheiros Filemail

O Filemail é a solução perfeita para indivíduos e empresas de todas as dimensões que procuram uma forma segura de transferir ficheiros enormes. O Filemail tornou-se conhecido pela sua facilidade de utilização, velocidades de transferência rápidas, espaço de armazenamento generoso e manuseamento seguro de dados em conformidade.

Com o Filemail, não há limite de tamanho para o envio de ficheiros. Isto significa que pode enviar ficheiros de qualquer tamanho, sem ter de se preocupar em exceder um limite. O Filemail oferece autenticação de dois factores e encriptação de ponta a ponta, o que garante que os seus ficheiros estão seguros e protegidos. Além disso, o Filemail também vem com uma funcionalidade de verificação de vírus, que verifica todos os ficheiros em busca de vírus antes de serem enviados. Não deixe de consultar o Filemail para a sua próxima transferência de ficheiros de grande dimensão!

Conclusão

O envio de ficheiros de grandes dimensões através da Internet pode ser um desafio, mas existem várias opções disponíveis. Os métodos mais populares incluem a compressão de ficheiros, a utilização de correio eletrónico, uma unidade USD, uma unidade externa, FTP ou um serviço de partilha de ficheiros baseado na nuvem. Cada método tem as suas próprias vantagens e desvantagens, pelo que é importante escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

Certifique-se de que faz uma pesquisa exaustiva antes de selecionar um método, pois isso ajudará a garantir transferências de ficheiros bem sucedidas. Também é importante ter em conta o tamanho do ficheiro, uma vez que alguns métodos podem não ser adequados para ficheiros maiores.

Por último, lembre-se de que a melhor forma de enviar ficheiros de grandes dimensões é utilizar uma combinação de métodos. Isto ajudará a garantir que o ficheiro é entregue com êxito, independentemente da velocidade da ligação à Internet ou do tamanho do ficheiro. Bom envio!

Partilhar ficheiros de qualquer tamanho
Partilha de ficheiros rápida e segura
Veja os nossos planos pagos

Veja mais artigos sobre como partilhar ficheiros