Como transferir ficheiros de PC para PC

Ace20 de janeiro de 2024
como transferir ficheiros de pc para pc

Não há nada melhor do que a excitação de comprar um computador novo e brilhante. Normalmente, a compra de um novo computador implica a aquisição de uma série de novas funcionalidades, maior capacidade de processamento, melhores gráficos e maior armazenamento.

Naturalmente, se estiver a mudar para um novo computador e a substituir um mais antigo, é provável que deseje mover mais do que alguns ficheiros. Idealmente, deve transferir todos os documentos, imagens, todo o seu perfil de utilizador, contas, favoritos, marcadores e e-mails, por outras palavras, tudo o que possui e utiliza. Então, como transferir ficheiros de PC para PC?

Existem várias variáveis que afectam o procedimento, incluindo o número de ficheiros a transferir, o tamanho do ficheiro e os sistemas operativos dos dois computadores.

Embora a transferência de ficheiros não seja uma operação complexa, pode demorar várias horas, dependendo da quantidade de dados que é necessário transmitir. Seguem-se seis das estratégias mais frequentemente utilizadas que pode experimentar.

Transferir até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Transferir ficheiros agora
Unidade USB para mover ficheiros de PC para PC

1. Dispositivo de armazenamento externo

É sabido que a maioria das pessoas utiliza unidades externas. É muito simples copiar os dados de uma unidade flash USB de um computador para outro, ligar a mesma unidade ao segundo computador e copiar novamente os dados.

Em alternativa, se tiver mais dados do que uma pen USB pode conter, pode utilizar um disco rígido externo. Se ambos os computadores portáteis estiverem equipados com portas USB 3.0, poderá considerar a compra de uma das unidades flash mais rápidas disponíveis. Quando se lida com uma grande quantidade de dados, a velocidade torna-se crítica!

Ao utilizar discos rígidos externos para cópias de segurança, há muitos factores a considerar, uma vez que algumas unidades podem apresentar falhas ocasionais na transferência de ficheiros: utilize um cabo de alta qualidade (o mesmo se aplica às unidades internas) e um hub USB de alta qualidade, se necessário.

Alguns controladores USB também se tornam instáveis sob carga pesada, por isso, se tiver problemas com a ligação de um disco rígido, poderá ser necessário substituir componentes individuais para determinar a origem do problema.

Prós

Contras

Portátil - Um disco rígido externo é portátil e plug-and-play. Pode ser utilizado como um dispositivo de armazenamento para qualquer computador que suporte USB ou FireWire.Perda de dados - As unidades externas são tão propensas à perda de dados como as unidades internas. As unidades de disco rígido externas são susceptíveis a ataques de vírus e software malicioso. Além disso, são susceptíveis à degradação provocada pela luz solar, calor, humidade, líquidos, pó e campos magnéticos.
Utilização de emergência - Pode utilizar uma unidade de disco rígido externa como disco de cópia de segurança em caso de emergência. Uma vez que as unidades de disco rígido por vezes falham, é fundamental manter uma cópia de segurança, quer utilize o seu computador para fins profissionais ou pessoais.Propenso a violações - A maioria dos discos rígidos externos está protegida por palavra-passe. Se o seu disco rígido ou pen drive for perdido ou roubado, qualquer pessoa que coloque o dispositivo num computador pode aceder aos seus dados.
Desempenho melhorado - Ao utilizar a unidade externa como dispositivo de armazenamento principal, pode melhorar significativamente o desempenho dos Macs com unidades internas mais lentas.Difícil de configurar - É difícil configurar o controlo de versões de ficheiros em discos rígidos externos. Se fizer uma cópia de segurança dos seus ficheiros para um disco rígido externo uma vez por dia, terá de contar com uma única cópia de segurança, em vez de várias versões de ficheiros
HD e SSD

2. Unidades SSD e HDD internas

Se estiver a migrar de um computador antigo para um mais recente, o computador antigo pode ficar inoperacional. Em alternativa, pode substituir um disco rígido antigo por um novo. No entanto, como é que pode obter os dados anteriores?

As unidades de disco rígido (HDD) e algumas unidades de estado sólido (SSD) estão ligadas à placa-mãe através de ligações SATA padrão. Ligue o disco rígido antigo a um conetor SATA ou eSATA (SATA externo) sobresselente, se tiver um. Será reconhecido como uma nova unidade pelo sistema operativo. Em seguida, inicie a transferência. É a mais rápida de todas as opções possíveis.

Prós

Contras

Elevada capacidade - Os discos rígidos internos têm uma elevada capacidade de armazenamento de quantidades significativas de dados. Além disso, os discos rígidos internos estão sempre ligados ao seu computador. Consequentemente, o agendamento regular de cópias de segurança requer menos trabalho. Em comparação com outros tipos de armazenamento multimédia, os discos rígidos internos são muito económicos.Esperança de vida limitada - Cada SSD tem um número limitado de ciclos de leitura e escrita. Este número é designado por terabytes escritos (TBW). Quando se compra um SSD, este vem com uma "hora da morte" predefinida que é afetada pela frequência com que a unidade é utilizada.
Cabos de transferência para partilhar ficheiros de PC para PC

3. Utilizar um cabo de transferência

Pode transferir dados através de várias ligações em vez de utilizar um serviço baseado na nuvem ou um disco rígido externo. Uma vez que os dados são copiados e colados em simultâneo de PC para PC, esta abordagem é frequentemente mais rápida do que a utilização de discos.

Embora possa parecer bastante desatualizado, a utilização de um cabo de transferência de ficheiros continua a ser um método eficaz de transferência de informações entre dois computadores que se encontram próximos um do outro.

Utilizando este dispositivo, liga-se às portas USB de ambos os computadores e, em seguida, utiliza o software de transferência de ficheiros fornecido para escolher ficheiros e pastas a transferir entre eles. Assim que os dispositivos estiverem ligados através de portas USB, o programa de transferência incluído irá guiá-lo através do processo de migração de ficheiros e definições.

Se ambos os PCs tiverem ligações USB 3.0, a transmissão de dados será muito mais rápida; quando iniciar o procedimento de migração de ficheiros, tenha isto em conta.

PrósContras
Velocidade - Uma vez que as unidades USB não necessitam de uma ligação à Internet, têm velocidades de transferência razoavelmente rápidas. Por outro lado, a velocidade é influenciada por vários parâmetros, incluindo a versão USB, o bus de hardware e o dispositivo controlador USB.Difícil de expandir - Assim que a ligação cruzada é ligada de um computador para o outro, torna-se difícil ligar a qualquer outro computador sem adicionar mais adaptadores de rede.
Capacidade - Inicialmente, as unidades USB não ofereciam uma vasta gama de capacidades de armazenamento. Até há pouco tempo, estavam disponíveis dispositivos USB com uma capacidade até 2 TB. Consequentemente, os utilizadores não precisam de transportar hardware adicional em casos de grande capacidade de armazenamento.Não fiável - Os computadores ligados desta forma são automaticamente classificados como tendo uma ligação "pública". As ligações públicas desactivam a descoberta de rede, a partilha de ficheiros e a partilha de impressoras por predefinição. A partilha destes recursos torna-se mais trabalhosa do que se os computadores estivessem ligados através de um comutador, uma vez que é necessário reativar manualmente estas funções nas definições de cada computador.
Dimensões físicas - As unidades flash USB são compactas e leves, o que as torna muito portáteis. Cabem bem em bolsos e mochilas. É o substituto ideal para discos rígidos e tablets que exigem muito espaço.
Transferir ficheiros de PC para PC usando wifi

4. Partilhar ficheiros através de Wi-Fi

A maioria dos sistemas operativos populares tem uma opção para configurar uma rede doméstica. Isto permite que os dispositivos ligados ao mesmo router (através de Ethernet ou Wi-Fi) se identifiquem automaticamente uns aos outros.

Assim, ao transferir dados entre computadores, não é necessário estabelecer uma nova ligação de cada vez; a ligação está sempre ativa desde que ambas as máquinas estejam ligadas.

PrósContras
Não é necessário hardware de unidade de memória USB externa - Normalmente, quando queremos transferir dados entre PCs, procuramos uma unidade flash USB ou uma unidade de disco rígido USB. A transferência de ficheiros através de Wi-Fi elimina a necessidade de um dispositivo adicional para transmitir dados entre dois PCs. Tudo o que é necessário é uma ligação Wi-Fi funcional.Problemas com a largura de banda necessária - A partilha de ficheiros necessita de uma largura de banda adequada para permitir um acesso rápido e fácil aos dados. O acesso aos ficheiros pode ser um processo moroso se não tiver a velocidade adequada.
Transferência rápida de ficheiros - A partilha de ficheiros através de Wi-Fi permite transferências de ficheiros mais rápidas entre PCs. Quando o Wi-Fi liga dois computadores, a largura de banda disponível para a transferência de ficheiros aumenta significativamente. Além disso, o tempo necessário para copiar dados de um PC para uma unidade externa e transferi-los para outro PC é reduzido. Os ficheiros são transferidos instantaneamente de um PC para outro através de Wi-Fi, reduzindo para metade o tempo necessário.Acesso público - Quando os ficheiros são trocados, aumenta a possibilidade de um funcionário ou de um hacker externo partilhar dados da empresa num fórum público online. O malware, o ransomware e os vírus têm maior probabilidade de atacar ficheiros partilhados. Por exemplo, o vírus pode infetar uma estação de trabalho que é utilizada para visualizar os dados e, em seguida, carregar-se a si próprio para o seu servidor ou para a outra estação de trabalho que tem os conteúdos.
Transferência segura de dados - A utilização de Wi-Fi para transferir dados protege-o de potenciais perigos. A utilização de uma pen ou de uma unidade de memória pode ser prejudicial para o desempenho do seu computador, uma vez que podem conter vírus ou outro malware. Ao utilizar o Wi-Fi para partilhar o ficheiro pretendido, evita este perigo.
transferir ficheiros de computador para computador utilizando o cabo lan

5. Transferir ficheiros de PC para PC através de LAN

Os cabos LAN são um dos primeiros a ligar dois computadores através de portas Ethernet para transferir dados. Um cabo LAN permite transferências de dados mais rápidas e é compatível com todas as versões do Windows.

O cabo LAN evita a necessidade de ligar e desligar a Pen drive quando se pretende transferir um ficheiro (s). Além disso, não está dependente de Wi-Fi. Seja qual for o tipo de dados que pretenda enviar, o cabo LAN proporciona a taxa de transferência mais rápida possível e a utilização do Wi-Fi não requer conhecimentos técnicos avançados em matéria de configuração de redes.

PrósContras
Comunicação facilitada - Utilizando uma LAN, os utilizadores podem facilmente partilhar mensagens e dados. Uma vez que os dados são armazenados no servidor, podem ser visualizados pelos utilizadores da LAN. Cada utilizador da LAN pode fazer isto com outros utilizadores da rede. Como resultado, poupa-se tempo e garante-se que as comunicações são enviadas para os destinatários adequados.Custo de implementação - Embora as LANs poupem dinheiro através da partilha de recursos, o custo inicial de configuração da rede é bastante elevado. Isto deve-se principalmente à necessidade de software especializado para criar um servidor. Além disso, é necessário adquirir equipamento físico como routers, hubs, switches e cabos para a configuração inicial.
Centralização de dados - Ter uma rede informática permite que toda a informação seja armazenada num local central e acessível a vários utilizadores. Isto permite que os membros de uma mesma equipa acedam a todos os recursos necessários para o desempenho das suas funções.Violações de políticas - Uma vez que todos os dados associados aos computadores ligados são mantidos num único servidor, as pessoas não autorizadas podem examinar o histórico do browser e as transferências associadas a todas as máquinas ligadas.
Aplicações de transferência de ficheiros Filemail

6. Fornecedores de serviços baseados na nuvem

Pode transmitir e transferir ficheiros utilizando vários serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive ou o OneDrive. O que torna o armazenamento na nuvem tão vantajoso para a transferência de ficheiros? Porque estes serviços baseados na nuvem permitem-lhe descarregar e transmitir ficheiros de praticamente qualquer tamanho, dependendo do espaço de armazenamento disponível. Além disso, pode carregar ficheiros maiores utilizando aplicações online.

Se estiver a trabalhar numa capacidade profissional, é quase certo que terá de transferir ficheiros para indivíduos e organizações localizados em todo o mundo. O Filemail é muito útil nesta situação. Não há preparativos difíceis, nem códigos QR para ler, nem obstáculos a ultrapassar. Enviar um ficheiro é tão simples como enviar uma mensagem de e-mail.

A aplicação Filemail permite-lhe enviar ficheiros enormes de qualquer tamanho, para qualquer endereço de e-mail, utilizando uma interface simples de arrastar e largar. Também pode carregar ficheiros para um URL privado para partilhar com outros. As transferências são melhoradas pelo protocolo UDP do Filemail, o que o torna o método mais rápido e fiável de enviar grandes ficheiros através da Internet.

PrósContras
Custo - O armazenamento físico pode ser demasiado dispendioso. O armazenamento na nuvem, que não necessita de hardware, é muito mais económico por GB do que as unidades externas.Ligação à Internet - O armazenamento na nuvem requer uma ligação à Internet. Se estiver ligado a uma rede lenta, pode ser difícil aceder ao seu armazenamento. Não será possível visualizar os seus ficheiros se não estiver ligado à Internet.
Acessibilidade - Ao armazenar os seus ficheiros na nuvem, pode aceder-lhes a partir de qualquer local com uma ligação à Internet.Custos - O carregamento e o descarregamento de ficheiros da nuvem implicam custos adicionais. Estes encargos podem acumular-se rapidamente se aceder frequentemente a muitos ficheiros.
Recuperação - Pode aceder aos seus dados na nuvem em caso de falha de um disco rígido ou de outros problemas de hardware. É uma opção de cópia de segurança para discos rígidos físicos utilizados para armazenamento local.Privacidade - Quando utiliza um fornecedor de serviços na nuvem, os seus dados deixam de estar fisicamente armazenados no seu computador. Por conseguinte, quem é responsável pela segurança dos dados? Esta é uma zona cinzenta que está atualmente a ser clarificada.
Sincronizar e manter os dispositivos actualizados - Quando utiliza o armazenamento na nuvem, quaisquer alterações que faça a um ficheiro são automaticamente sincronizadas e actualizadas em todos os dispositivos a partir dos quais acede à nuvem.

Então, qual é a melhor opção para si?

Embora comprar um novo computador seja emocionante, perceber que todas as suas informações ainda estão no antigo é menos emocionante! Afinal, a forma de partilhar ficheiros de PC para PC é essencial para qualquer proprietário de computador.

Atualmente, existem inúmeras opções disponíveis para transferir os dados, as aplicações e as definições do seu computador antigo para o seu novo computador. Pode aceder aos seus dados a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, quer utilize uma pen antiquada ou um software de última geração.

Transferir ficheiros de qualquer tamanho
Destinatários, transferências e largura de banda ilimitados
Veja os nossos planos pagos

Veja mais artigos sobre a partilha de ficheiros entre dispositivos