Formas de fazer cópias de segurança dos ficheiros do computador

Ace24 de janeiro de 2024
formas de fazer cópias de segurança dos ficheiros do computador

A maioria das pessoas e organizações compreende a natureza crítica da cópia de segurança e da recuperação quando se trata de proteger os activos digitais contra a eliminação, corrupção, vírus e outros perigos. É por isso que a cópia de segurança é considerada a última linha de defesa. Em geral, existem várias formas de fazer cópias de segurança dos ficheiros do computador, que serão exploradas mais adiante.

Envie até 5 GB de graça
Não é necessário registo
Enviar ficheiros grandes agora
Cópia de segurança dos dados

Introdução: O que é a cópia de segurança de ficheiros?

Na sua essência, uma cópia de segurança de ficheiros protege contra a perda significativa de dados devido a acidentes ou erros humanos. A cópia de segurança grava cópias de segurança do sistema de ficheiros no formato de ficheiro de cópia de segurança, enquanto o restauro lê as cópias de segurança do sistema de ficheiros, tratadas por comandos diferentes.

A criação de uma cópia de segurança de ficheiros envolve o armazenamento de cópias do seu sistema crítico e de informações pessoais num disco rígido ou numa unidade flash ou de cópia de segurança externa, entre outras opções de armazenamento. É vital criar cópias de segurança dos seus dados como parte da manutenção de rotina do computador para proteger as suas informações no caso de uma falha do sistema ou de danos nos ficheiros.

As opções disponíveis para fazer cópias de segurança ou preservar os seus dados e ficheiros digitais são bastante diversificadas. Analisámos os dispositivos de armazenamento de dados mais populares utilizados por indivíduos para cópia de segurança e arquivo, tendo em conta que os requisitos de cada um são diferentes e que não existe uma opção única para todos.

Os suportes digitais são frequentemente objeto de cópias de segurança

Tipos de ficheiros que as pessoas pretendem salvaguardar

Em geral, os ficheiros que gerou são o tipo de ficheiros que deve manter como cópia de segurança. Como sabe, a perda de dados é uma ocorrência regular. É possível que o disco rígido se danifique num determinado momento. Os ficheiros podem também perder-se devido a uma infeção por vírus, ataque de ransomware, atualização do Windows, perda de energia e outros factores. Por isso, a cópia de segurança dos ficheiros é fundamental para evitar a perda de dados.

Vários projectos

Se realizar algum trabalho criativo, como programação, edição de vídeo ou fotografia, certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos seus dados, especialmente se estiver a trabalhar num projeto em curso.

Transferências

Por predefinição, os ficheiros transferidos são armazenados na pasta Transferências do computador. A maioria dos browsers online e muitos programas de transferência de multimédia escolhem esta pasta como a localização predefinida para as transferências.

Embora possa querer eliminar primeiro as transferências grandes que já não quer, é bom criar uma cópia de segurança desta pasta por precaução. Se tiver uma instalação de software ou um PDF que descarregou há meses, nunca se sabe quando poderá precisar dele.

Aplicações

Manter uma cópia de segurança de todas as suas aplicações também pode ser uma boa ideia. Isto torna mais simples a reinstalação durante um processo de recuperação em caso de catástrofe. Por este motivo, é aconselhável colocar todas as novas aplicações que descarrega e instala a partir da Internet numa pasta dedicada, da qual é feita uma cópia de segurança automática como parte do seu procedimento de cópia de segurança regular.

Favoritos ou marcadores no seu navegador de Internet

O local onde os seus marcadores (também conhecidos como favoritos) são guardados pode diferir consoante o navegador de Internet que está a utilizar atualmente. Por exemplo, o Internet Explorer pode guardar os seus favoritos na pasta Favoritos na pasta da sua conta de utilizador se estiver a utilizar o Windows. Outros browsers, como o Google Chrome e o Firefox, têm a função Sincronizar, que permite sincronizar as definições do browser (incluindo os favoritos) em vários dispositivos.

fazer uma cópia de segurança para um dispositivo externo

Cópia de segurança manual

Com uma cópia de segurança manual, é necessário iniciar o processo de cópia de segurança sempre que pretender efetuar uma cópia de segurança dos seus dados. É para pessoas que desejam assumir o controlo do seu próprio destino. Ou seja, faz uma cópia de segurança manual do seu sítio web sempre que o considerar essencial.

Terá de decidir que ficheiros pretende que sejam salvaguardados, para onde pretende que sejam salvaguardados e com que frequência pretende que sejam salvaguardados. Isto requer tempo, que poderá não ter.

Dependendo dos serviços que escolher, as instruções e os métodos exactos para efetuar a cópia de segurança do sítio Web podem variar. Outro método de cópia de segurança manual consiste em descarregar e criar cópias de segurança de todos os seus ficheiros e dados manualmente.

Automatização

Cópia de segurança automática

O backup automático representa uma forma de paradigma de backup de dados em que os dados são copiados e armazenados a partir de uma rede/sistema local para uma instalação de backup com pouco ou nenhum envolvimento humano. A automatização do processo de backup elimina o tempo e a complexidade associados ao backup manual de um computador, rede ou ambiente de tecnologia da informação.

Uma vez que o tempo é um dos recursos mais valiosos disponíveis hoje em dia, o facto de as cópias de segurança automatizadas pouparem tempo é digno de nota e deve ser tido em conta. Não é necessário mais do que planear o seu calendário com antecedência; o sistema tratará de tudo o resto por si!

Além disso, as preocupações com a segurança são tão importantes como a rapidez quando se trata de transacções online. O fornecedor que escolher para efetuar cópias de segurança automáticas é responsável por preservar a segurança dos seus dados de cópia de segurança: isto inclui proteger o seu sítio de potenciais ataques de hackers, falhas de software e outras falhas de segurança.

dispositivo de armazenamento

Método 1: Dispositivo de armazenamento físico externo

Não podia ser mais simples do que isto: basta ligar um dispositivo de armazenamento externo ao computador e começar. Naturalmente, existem unidades numa grande variedade de formas, tamanhos e combinações. Uma unidade básica não custará muito, mas não fará mais do que ficar à espera que faça o trabalho. Atualmente, quase todas as unidades utilizam interfaces USB-A 3.0 ou USB-C de alta velocidade.

Os discos rígidos externos, os cartões SD e as unidades flash são exemplos de armazenamento físico. Este tipo de dispositivo de armazenamento permite que os utilizadores visualizem os seus ficheiros sem uma ligação à Internet e transfiram os seus dados entregando-os fisicamente a um supervisor ou a um membro da família, com a certeza de que mais ninguém poderá interferir com os dados.

No entanto, a preocupação com os dispositivos externos é o facto de poderem sofrer algum tipo de dano físico ou serem extraviados.

Clonagem de imagens de disco

Método 2: Clonagem de imagens de disco

A clonagem do disco rígido ou de partições específicas do disco rígido é uma forma comum de efetuar cópias de segurança do computador. Isto gera um clone idêntico e não comprimido de todo o disco ou de partições do seu disco.

Uma imagem é uma cópia de todos os seus dados - todos os ficheiros e pastas, bem como as aplicações e ficheiros de sistema - é criada tirando uma fotografia do seu disco rígido num determinado momento. Quando um clone ou imagem é utilizado para restauro, substitui a estrutura atual e o disco rígido regressa à condição em que se encontrava no momento da cópia de segurança ou clonagem.

O facto de os clones de disco não serem comprimidos significa que podem ser copiados instantaneamente para uma unidade de backup de destino ou para a nuvem, garantindo que tem sempre uma cópia actualizada e idêntica dos seus dados.

Com as cópias de segurança, a clonagem é útil para uma recuperação rápida, no entanto, a criação de imagens oferece-lhe um maior número de possibilidades de cópia de segurança. Tirar um instantâneo de cópia de segurança incremental permite-lhe preservar várias fotografias sem se preocupar em ocupar muito espaço adicional.

Quando for vítima de ransomware ou de outra calamidade de dados e precisar de restaurar o seu sistema para uma imagem de disco anterior, é muito importante lembrar-se disto.

Aplicação de transferência de ficheiros Filemail

Método 3: Utilizar uma solução online baseada na nuvem

Atualmente, podemos dizer com confiança que vivemos na era da nuvem. A cópia de segurança online, que anteriormente era considerada um serviço especializado, é agora considerada uma prática padrão para informações cruciais. Tornou-se uma das formas mais viáveis de fazer cópias de segurança dos ficheiros do seu computador!

A cópia de segurança na nuvem, por vezes referida como cópia de segurança online ou cópia de segurança remota, é uma técnica de transferência de um duplicado de um ficheiro físico ou virtual ou de uma base de dados para um destino secundário, fora do local, para preservação em caso de falha do equipamento ou de uma catástrofe natural.

Normalmente, o servidor secundário e as estruturas de armazenamento de dados são alojados por um fornecedor de serviços externo, que cobra ao cliente do backup com base na quantidade de espaço ou capacidade de armazenamento utilizada, na quantidade de dados transmitidos, no número de clientes, no número de servidores ou no número de vezes que os dados são disponibilizados.

Pode escolher entre um software de sincronização que fará automaticamente o backup dos seus ficheiros para a nuvem ou pode fazê-lo manualmente.

O software de sincronização, indispensável para todos os que utilizam mais do que um computador ou dispositivo, garante a preservação dos mesmos ficheiros em todos os seus computadores. Além disso, também estão geralmente disponíveis a partir de dispositivos móveis.

Quando se modifica um ficheiro, a alteração é automaticamente comunicada a todos os outros PCs ligados à conta, mesmo que tenham sistemas operativos diferentes. É o auge da redundância no seu melhor.

Em última análise, o armazenamento na nuvem permite que os utilizadores partilhem e acedam aos dados a partir de qualquer ponto do globo, sem terem de visitar fisicamente os seus sistemas de armazenamento locais. De um modo geral, o armazenamento na nuvem armazena informações em servidores remotos, a partir dos quais podem ser mantidas e controladas remotamente, bem como armazenadas e recuperadas.

Transferir ficheiros de qualquer tamanho
Transferência rápida e segura de ficheiros
Veja os nossos planos pagos

Ver mais artigos sobre armazenamento de dados