Porque é que o correio eletrónico não é seguro

Ace24 de janeiro de 2024
O correio eletrónico não é seguro

Todos nós já ouvimos as histórias de terror sobre a segurança do correio eletrónico - desde e-mails pirateados a esquemas de phishing - e é fácil perceber porque é que muitas pessoas acreditam que o correio eletrónico não é um meio de comunicação seguro. No entanto, quando se vai mais fundo, depara-se com mais questões que reforçam o facto de o correio eletrónico não ser seguro.

Apesar das preocupações com a segurança, o correio eletrónico, com mais de 4 mil milhões de utilizadores, continua a ser um dos métodos de comunicação mais populares atualmente. De acordo com o relatório anual realizado pelo Grupo Radicati, o número total de e-mails de empresas e consumidores enviados e recebidos diariamente é superior a 319 mil milhões em 2021 e prevê-se que aumente para mais de 376 milhões até ao final de 2025.

Mas será que o correio eletrónico é realmente tão inseguro como certas informações sugerem? A resposta é sim e não. O correio eletrónico não é certamente tão seguro como outros métodos de comunicação, como as aplicações de mensagens privadas ou os serviços de correio eletrónico seguro.

No entanto, com um pouco de cautela e bom senso, o correio eletrónico pode ser uma forma relativamente segura de comunicar. Basta não o utilizar para enviar ficheiros confidenciais.

Transferir até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Enviar ficheiros grandes agora

Problemas com a segurança do correio eletrónico

Há uma série de razões pelas quais o correio eletrónico não é tão seguro como outros métodos de comunicação. Em primeiro lugar, o correio eletrónico não é encriptado, o que significa que qualquer informação enviada por correio eletrónico não está protegida contra a interceção por terceiros.

O correio eletrónico é um meio de comunicação de "difusão", o que significa que qualquer correio eletrónico enviado para um grande número de destinatários é suscetível de ser lido por alguém que não o destinatário pretendido. Também é muito fácil para alguém criar uma conta de correio eletrónico falsa e fazer-se passar por outra pessoa, o que pode ser utilizado para enganar ou fazer phishing.

Outro problema com a segurança do correio eletrónico é o facto de ser muitas vezes fácil para os atacantes enviarem mensagens de correio eletrónico falsas (conhecidas como ataques de "phishing") que parecem ser de uma fonte de confiança, como um amigo ou colega. Estas mensagens contêm frequentemente ligações para sítios Web maliciosos ou anexos que podem infetar o seu computador com malware.

Além disso, muitos servidores de correio eletrónico não são seguros, o que significa que as suas mensagens de correio eletrónico podem ser facilmente interceptadas e lidas por atacantes terceiros. Isto é particularmente verdadeiro para servidores de correio eletrónico públicos, como o Gmail, Yahoo! Mail e Hotmail. Também é importante notar que os fornecedores de correio eletrónico podem aceder (e acedem) aos seus e-mails para apresentar anúncios direccionados.

Em suma, os perigos do correio eletrónico incluem:

  • O correio eletrónico não é encriptado, pelo que qualquer informação enviada por correio eletrónico não está protegida contra a interceção por atacantes terceiros.
  • O correio eletrónico é um meio de comunicação de "difusão", o que significa que qualquer mensagem de correio eletrónico enviada para um grande número de destinatários é suscetível de ser lida por alguém que não o destinatário pretendido.
  • É muito fácil para alguém criar uma conta de correio eletrónico falsa e fazer-se passar por outra pessoa, o que pode ser utilizado para enganar ou fazer phishing.
  • As mensagens de correio eletrónico podem ser facilmente interceptadas e lidas por terceiros.
  • As suas mensagens de correio eletrónico podem ser acedidas pelo seu fornecedor de correio eletrónico para apresentar anúncios direccionados.
Não enviar ficheiros confidenciais por correio eletrónico

Tipos de coisas que não devem ser enviadas por correio eletrónico

Há uma série de coisas que não deve enviar por correio eletrónico, pois são consideradas de alto risco. Pode ser um pouco difícil saber o que são estas coisas, uma vez que a linha entre o que é e o que não é considerado de alto risco muda consoante o contexto.

O correio eletrónico não é uma forma segura de enviar informações confidenciais, como palavras-passe, números de cartões de crédito ou detalhes de contas bancárias. Se precisar de enviar informações confidenciais, deve utilizar uma aplicação de mensagens segura ou um serviço de correio eletrónico encriptado.

Deve evitar enviar imagens de alta resolução ou ficheiros grandes por correio eletrónico, uma vez que estes podem ser facilmente interceptados e roubados por terceiros. É também uma boa ideia evitar enviar informações sensíveis em anexos de correio eletrónico, uma vez que estes podem ser facilmente abertos por alguém que não o destinatário pretendido.

Não é boa ideia partilhar as suas informações pessoais ou financeiras por correio eletrónico, uma vez que estas informações podem ser facilmente roubadas por burlões e ladrões de identidade. Também deve ter cuidado ao clicar em ligações ou descarregar anexos de endereços de correio eletrónico desconhecidos, uma vez que estes podem conter malware ou vírus.

Deve também evitar utilizar o correio eletrónico para comunicar com pessoas que não conhece. O correio eletrónico não é uma forma segura de comunicar com estranhos, uma vez que é fácil para os burlões e phishers enviar mensagens falsas que parecem ser de uma fonte fidedigna.

Informar-se sobre os perigos do correio eletrónico e tomar algumas precauções simples pode ajudar a reduzir o risco de as suas mensagens serem interceptadas ou comprometidas. Por isso, da próxima vez que estiver prestes a carregar em "enviar", pare e pergunte a si próprio: este e-mail é realmente seguro?

Comunicação segura

Alternativas seguras para enviar documentos confidenciais

O envio de documentos confidenciais por correio eletrónico não é um processo seguro, uma vez que as suas informações podem ser facilmente interceptadas e lidas por terceiros. Nunca deve enviar documentos confidenciais por correio eletrónico, uma vez que podem ser facilmente roubados por burlões e ladrões de identidade.

Se precisar de enviar documentos confidenciais, existem várias alternativas seguras ao correio eletrónico que pode utilizar. Vamos dar uma vista de olhos a algumas delas.

Aplicações de comunicação

1. Aplicações de mensagens privadas

As aplicações de mensagens privadas, como o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Signal, são uma excelente forma de comunicar em segurança com amigos e colegas. Estas aplicações utilizam encriptação de ponta a ponta, o que significa que as suas mensagens são encriptadas e só podem ser lidas pelo destinatário pretendido.

Prós

Contras

As mensagens são encriptadas e não podem ser lidas por terceirosNem todas as aplicações oferecem encriptação de ponta a ponta
Muitas aplicações oferecem um elevado nível de segurança e privacidadeAlgumas aplicações não são tão seguras como outras
Os limites de tamanho dos ficheiros significam que não é possível enviar ficheiros grandes
Correio eletrónico

2. Serviços de correio eletrónico seguro

Os serviços de correio eletrónico seguro, como o ProtonMail e o Tutanota, oferecem um elevado nível de segurança e privacidade. Estes serviços utilizam encriptação de ponta a ponta, o que significa que as suas mensagens são encriptadas e só podem ser lidas pelo destinatário pretendido.

Prós

Contras

As mensagens são encriptadas e não podem ser lidas por terceirosNem todas as aplicações oferecem encriptação de ponta a ponta
Muitas aplicações oferecem um elevado nível de segurança e privacidadeAlgumas aplicações não são tão seguras como outras
Os limites de tamanho dos anexos de ficheiros significam que não é possível enviar ficheiros grandes
Encriptação

3. Programas de encriptação de ficheiros

Os programas de encriptação de ficheiros, como o VeraCrypt e o BitLocker, são uma excelente forma de armazenar ficheiros sensíveis em segurança. Estes programas utilizam algoritmos de encriptação fortes, o que significa que os seus ficheiros estão protegidos contra atacantes de terceiros.

Prós

Contras

Os ficheiros são encriptados e não podem ser lidos por terceirosOs programas podem não estar disponíveis em todas as plataformas
Os programas são fáceis de utilizar se forem tecnicamente competentesOs programas de encriptação de ficheiros podem ser complexos e difíceis de utilizar para algumas pessoas
Pen USB

4. Pen drives USB

As memórias USB são uma excelente forma de armazenar ficheiros sensíveis em segurança. As memórias USB podem ser encriptadas, o que significa que os seus ficheiros estão protegidos contra ataques de terceiros.

Prós

Contras

As memórias USB são portáteis e podem ser levadas consigo para onde quer que váAs memórias USB podem perder-se ou ser roubadas
As memórias USB são fáceis de utilizarNem todas as memórias USB são encriptadas
As memórias USB têm normalmente uma capacidade de armazenamento relativamente pequena
Filemail solução segura de partilha de ficheiros

5. Serviços de armazenamento na nuvem

Os serviços de armazenamento na nuvem, como o iCloud, o Google Drive e o DropBox, são uma excelente forma de armazenar os seus ficheiros de forma segura. Estes serviços utilizam algoritmos de encriptação fortes, o que significa que os seus ficheiros estão protegidos contra ataques de terceiros.

Prós

Contras

Os ficheiros são encriptados e não podem ser lidos por terceirosNem todos os serviços oferecem encriptação de ponta a ponta
Muitos serviços oferecem um elevado nível de segurança e privacidadeAlguns serviços não são tão seguros como outros
É necessária uma subscrição paga para enviar ficheiros muito grandes
Rede

6. Armazenamento ligado à rede (NAS)

O armazenamento ligado à rede (NAS) é uma excelente forma de guardar os seus ficheiros em segurança. Os dispositivos NAS são semelhantes às memórias USB, mas oferecem uma série de vantagens, tais como a possibilidade de partilhar ficheiros com outros utilizadores e a possibilidade de fazer cópias de segurança dos seus ficheiros.

Prós

Contras

Os ficheiros são encriptados e não podem ser lidos por terceirosOs dispositivos NAS podem ser perdidos ou roubados
Os dispositivos NAS são portáteis e podem ser levados consigo para onde quer que váNem todos os dispositivos NAS são encriptados
Os dispositivos NAS são fáceis de utilizar

Conclusão

O correio eletrónico não é uma forma segura de enviar documentos confidenciais. Nem sempre é fácil enviar documentos confidenciais por correio eletrónico e existe o risco de os seus documentos poderem ser lidos por terceiros. Conhecer as várias alternativas seguras ao correio eletrónico pode ajudá-lo a manter os seus documentos confidenciais seguros.

Se precisar de enviar documentos confidenciais, existem várias alternativas seguras ao correio eletrónico que pode utilizar. É importante fazer uma pesquisa exaustiva antes de selecionar a alternativa certa para si. Certifique-se de que escolhe um serviço que seja seguro e ofereça um elevado nível de privacidade.

Partilhar documentos confidenciais de uma forma segura
Enviar ficheiros grandes de qualquer tamanho e de qualquer tipo
Veja os nossos planos pagos

Mais opções sobre métodos seguros de partilha de ficheiros