Limite de tamanho de anexos do Gmail e como compartilhar arquivos que o contornam

Ace22 de janeiro de 2024
Usando o gmail para enviar arquivos grandes por e-mail

O Gmail é um serviço de e-mail popular do Google. Desde seu lançamento em 2004, ele se tornou um dos serviços de e-mail mais usados em todo o mundo.

A interface fácil de usar do Gmail o torna uma ótima opção para novos usuários de e-mail, o que explica sua popularidade. Na verdade, o Gmail tem impressionantes 1,8 bilhão de usuários ativos em todo o mundo desde o final de 2021.

No entanto, um dos recursos que pode dificultar seu uso generalizado é a restrição de anexos de e-mail que podem ser enviados e recebidos por meio dele. O limite de tamanho de anexo do Gmail para os arquivos que podem ser enviados ou recebidos por meio de seus servidores pode ser problemático ao compartilhar arquivos grandes.

Essa restrição pode ser um problema e impedir o compartilhamento de arquivos grandes, como planilhas, apresentações, faixas de música e vídeos. Felizmente, existem métodos que podem contornar esse limite.

Nesta publicação do blog, daremos uma olhada em como você pode contornar esse limite de tamanho para enviar e-mails grandes com anexos grandes pelo Gmail. Vamos mergulhar de cabeça!

Envie arquivos de até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registro
Compartilhe arquivos agora

Por que os e-mails têm limites de tamanho?

Há principalmente dois motivos pelos quais o Gmail tem essa restrição no tamanho dos arquivos.

O primeiro motivo é garantir que os arquivos não demorem muito para serem carregados ou baixados. Tendo em mente que um arquivo de 1 MB leva cerca de 14 segundos para ser carregado, o envio de arquivos grandes por e-mail pode acabar levando muito tempo, e é por isso que o Gmail tem essa restrição.

O Gmail também tem esse limite de tamanho porque arquivos maiores podem conter vírus ou malware que podem infectar seu computador se você fizer o download deles. Tendo esses riscos em mente, o Gmail restringe o envio e o recebimento de arquivos grandes para garantir a segurança de seus usuários. No entanto, há maneiras de contornar esse limite de tamanho.

limites de tamanho de arquivo

Tamanho do anexo de e-mail dos principais provedores de e-mail

Os principais provedores de e-mail gratuitos, como Gmail, Yahoo, Outlook e outros, têm um limite de tamanho de arquivo que pode ser enviado ou recebido por meio de seus servidores. Vamos dar uma olhada em como vários provedores de serviços se comparam ao Gmail no que diz respeito ao tamanho dos arquivos.

Provedor de e-mail

Limite de tamanho do anexo de arquivo (MB)

Outlook.com / Hotmail.com34
Gmail.com25
ProtonMail.com25
Yahoo.com25
AOL.com25
Mail.com30

Como você pode ver na lista, há um tamanho comum de 25 MB que quase todos os principais provedores de e-mail impuseram aos anexos. Isso ocorre porque eles têm seus servidores configurados para lidar com arquivos tão grandes e querem manter a consistência.

No entanto, o Gmail tem um dos limites mais baixos quando se trata de anexos de e-mail. Esse é o motivo pelo qual você pode ter problemas para enviar arquivos grandes pelo Gmail. Mas não desanime, pois há maneiras de enviar e-mails grandes pelo Gmail.

contornar o limite de tamanho de anexos do gmail

Como contornar o limite de tamanho de arquivo do Gmail

Há muitas maneiras diferentes de enviar e-mails grandes pelo Gmail. Você só precisa conhecer a solução correta. Vamos dar uma olhada em alguns dos métodos que você pode usar para enviar arquivos grandes pelo Gmail.

comprimir e reduzir o tamanho do arquivo

1. Comprima seus arquivos

Compactar seus arquivos para contornar o limite de tamanho do Gmail é um dos métodos mais fáceis. Basta compactar o arquivo em formato ZIP ou RAR para poder enviá-lo ao seu contato do Gmail. Quando ele receber o arquivo, tudo o que precisa fazer é extraí-lo antes de abri-lo. É realmente tão simples quanto isso.

Para compactar o arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar a opção "Enviar para" > "Pasta compactada (zipada)". Levará alguns segundos para o arquivo ser compactado e você poderá enviá-lo ao seu contato do Gmail. Depois que ele o receber, tudo o que precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar a opção "Extrair tudo".

usar divisores de arquivos

2. Divisores de arquivos

Você também pode usar divisores de arquivos para contornar o limite de tamanho do Gmail. Os divisores de arquivos são aplicativos que permitem dividir os arquivos em partes menores e enviá-los em e-mails separados.

Por exemplo, você pode dividir um arquivo de 25 MB em 5 partes de 5 MB cada e enviá-lo em 5 e-mails separados. Isso garante que o arquivo chegue ao destinatário pretendido sem problemas.

Há muitos divisores de arquivos diferentes disponíveis on-line, mas é fundamental encontrar o que funciona melhor para você. Alguns aspectos a serem considerados ao escolher um divisor de arquivos são:

1. Formatos de arquivo suportados

É necessário certificar-se de que o divisor de arquivos seja compatível com o seu formato de arquivo. Ele também deve ser capaz de lidar com arquivos grandes, como vídeos e imagens.

2. Vários e-mails

Você deve procurar um divisor de arquivos que permita separar e enviar rapidamente os arquivos grandes para vários e-mails. Dessa forma, você não terá problemas ao enviar arquivos grandes pelo Gmail.

3. Facilidade de uso

O objetivo de usar um divisor de arquivos é tornar o processo rápido e fácil. Portanto, você deve procurar um divisor de arquivos que facilite a separação dos arquivos em vários e-mails. Você também pode procurar um divisor de arquivos gratuito que possa ser usado sem a necessidade de pagar nenhuma taxa.

armazenamento em nuvem

3. Opções de armazenamento em nuvem

As opções de armazenamento em nuvem tornaram-se rapidamente a escolha preferida dos usuários que desejam compartilhar arquivos grandes. Com serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e o Dropbox, você pode fazer upload do seu arquivo e enviar um link para o destinatário. Ele pode então fazer o download do arquivo de suas respectivas contas de armazenamento em nuvem.

OneDrive

O OneDrive é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares do mercado. O OneDrive permite armazenar, compartilhar e sincronizar seus arquivos de trabalho ou escolares em um só lugar. Você pode salvar seus documentos no OneDrive e acessá-los de qualquer dispositivo. Você pode compartilhar arquivos no OneDrive com outras pessoas, independentemente de onde elas estejam.

Google Drive

Como um dos serviços mais populares do Google, o Google Drive permite armazenar e compartilhar arquivos em todos os seus dispositivos. Você pode criar, fazer upload e editar seus arquivos na nuvem e até mesmo colaborar com outras pessoas para trabalhar em um único arquivo. Você pode escolher entre o Google Docs, Sheets, Slides e Forms para criar seu arquivo.

Dropbox

O Dropbox permite que você armazene e compartilhe seus arquivos, inclusive fotos. Você pode definir quem vê cada arquivo ou pasta e mantê-los privados com uma senha. O Dropbox pode ajudá-lo a proteger seu conteúdo. Você não precisa se preocupar com o tamanho do arquivo ao usar essas opções, pois elas foram projetadas para lidar com arquivos grandes.

computação em nuvem

4. Serviço de transferência de arquivos com base na nuvem

Se você quiser compartilhar arquivos grandes com seus colegas de trabalho, amigos ou familiares, usar serviços de transferência de arquivos baseados na nuvem pode ser uma ótima ideia. Esses serviços oferecem uma grande quantidade de espaço de armazenamento em nuvem para compartilhar seus arquivos com outros usuários em todo o mundo.

Os serviços de transferência de arquivos baseados na nuvem funcionam exatamente como os serviços de armazenamento em nuvem. Você pode acessá-los de qualquer dispositivo e eles são especialmente úteis quando você está em trânsito. Há muitos serviços diferentes disponíveis, portanto, encontrar o que melhor atenda às suas necessidades pode ser um pouco desafiador.

Aqui estão alguns aspectos a serem considerados ao escolher um serviço de transferência de arquivos baseado na nuvem:

1. Limite de tamanho do arquivo

Verifique se o serviço de transferência de arquivos que você escolher suporta todos os seus arquivos e não limita o tamanho deles. Também é uma boa ideia testar o serviço de transferência de arquivos antes de usá-lo em seus arquivos, pois alguns desses serviços podem causar problemas.

2. Suporte ao formato do arquivo

É necessário certificar-se de que o serviço de transferência de arquivos escolhido seja compatível com todos os formatos de arquivo. Ele também deve ser capaz de lidar com arquivos grandes, como vídeos e imagens.

3. Canais suportados

Certifique-se de que o serviço de transferência de arquivos escolhido seja compatível com os canais de comunicação que você usa, como e-mail e mídia social.

4. Recursos de segurança e privacidade

Você deve procurar um serviço de transferência de arquivos que permita o envio de arquivos seguros, ofereça criptografia de ponta a ponta e impeça que terceiros interceptem seus arquivos.

5. Preços

Antes de escolher um serviço de transferência de arquivos, você deve considerar seus planos de preços. Você não precisa pagar pelo serviço de transferência de arquivos, mas é importante observar sua estrutura de preços.

Aplicativo de compartilhamento de arquivos Filemail

Filemail

O Filemail é uma das opções mais viáveis que permite enviar arquivos grandes para qualquer pessoa por e-mail com facilidade e rapidez. O Filemail é totalmente gratuito e permite que você envie quantos arquivos quiser.

A versão gratuita do Filemail tem uma limitação de 5 GB, mas eles também têm opções pagas que permitem enviar arquivos de tamanho ilimitado. Eles suportam todos os formatos. Não deixe de conferir o Filemail se estiver procurando uma maneira de enviar arquivos grandes sem se preocupar com o espaço de armazenamento.

Conclusão

Contornar o limite de tamanho de anexo do Gmail pode ser muito difícil quando você está tentando enviar a alguém um arquivo maior do que esse tamanho. A boa notícia é que você sempre tem opções, dependendo do que está tentando enviar.

Se os seus arquivos são muito grandes para o Gmail, mas muito pequenos para o OneDrive, Dropbox, Google Drive ou qualquer outro serviço de compartilhamento de arquivos que você usa, o Filemail é uma das melhores opções disponíveis.

O Filemail permite que você envie arquivos grandes de forma fácil e rápida por e-mail, independentemente do formato do arquivo. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como contornar o limite de tamanho de arquivo do Gmail e a contorná-lo sempre que necessário. Obrigado pela leitura!

Ultrapassar os limites de tamanho de anexos do Gmail
Sem perder tempo usando divisores e compressores
Confira nossos planos pagos

Confira mais artigos sobre o envio de arquivos grandes por e-mail