Quanto custa 1 TB de armazenamento de dados?

Ace23 de janeiro de 2024
Quanto custa 1 TB de armazenamento de dados?

Utilizamos nossos dispositivos digitais para várias atividades, incluindo navegar na Internet, ouvir música, assistir a filmes e vídeos, conversar com amigos e familiares por meio das mídias sociais e ligar para amigos e familiares. Você ficaria surpreso com a quantidade de dados que seu PC ou smartphone consome! Mas, quantos dados esses dispositivos e, por extensão, você, usam? Quanto eles podem armazenar?

Você lerá sobre coisas como megabytes (MB), gigabytes (GB) e terabytes (TB), mas o que isso significa em termos de aplicabilidade no mundo real? Quanto é 1 TB de armazenamento de dados e o que você pode realmente armazenar com ele?

Compartilhe até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registro
Transfira arquivos grandes agora
dados no computador

Especificação de unidades de dados

A memória de um computador é definida como qualquer dispositivo físico capaz de armazenar dados, independentemente de seu tamanho ou duração. Os tamanhos dos arquivos são frequentemente expressos em kilobytes, já que a maioria dos arquivos é composta por milhares de bytes.

Megabytes são usados para descrever arquivos maiores, como fotos, filmes e arquivos de áudio, que incluem milhões de bytes. Como os dispositivos de armazenamento modernos podem armazenar centenas desses arquivos, a capacidade de armazenamento é geralmente definida como gigabytes ou até terabytes.

Unidades de medida maiores são normalmente alocadas para calcular a capacidade de muitos dispositivos de armazenamento ou de redes de armazenamento de big data.

O tamanho máximo dos arquivos que podem ser mantidos em seu PC ou dispositivo móvel é especificado em KB (kilobytes), MB (megabytes), GB (gigabytes) ou TB (terabytes). À medida que a tecnologia avança, os dispositivos móveis precisam lidar com arquivos cada vez maiores, o que torna a capacidade de armazenamento de dados uma consideração fundamental no futuro.

1 Byte = 8 bits*, que podem ser oito 1's ou 0's, estão incluídos em um único byte. Esse octeto de bits representa a menor unidade regular no sistema de armazenamento de dados.

1 Kilobyte (KB) = 1.024 bytes; os arquivos que não precisam do prefixo kilo são os mais monótonos, como documentos do Word, planilhas do Excel e a maioria das imagens.

1 Megabyte (MB) = 1024 KB. 1 MB é normalmente usado para ouvir música e vídeos curtos. Até mesmo o antigo disquete é capaz de armazenar um grande número deles.

1 Gigabyte (GB) = 1.024 MB. O GB está se tornando rapidamente a unidade padrão de capacidade de armazenamento, pois a maioria dos fabricantes de hardware de computador anuncia a capacidade em GBs.

1 terabyte (TB) = 1.024 GB. Atualmente, a maneira mais comum de medir o tamanho de um disco rígido comum é com TB.

multimídia

Quanto custa 10 GB?

De acordo com o Ofcom, o consumidor típico consome cerca de 2,9 GB de dados por mês, um número que está aumentando ano após ano com o avanço da tecnologia. Isso sugere que 10 GB são mais do que suficientes para o usuário típico de smartphone. No entanto, isso depende muito de como você usa seu telefone. Por exemplo, se você gosta de fazer streaming de filmes e jogar jogos on-line, é melhor considerar alocações de dados mais altas.

Quanto custa 100 GB?

Se você depende principalmente de dados móveis em vez de Wi-Fi, talvez queira explorar planos de alta capacidade, como o de 100 GB. Todo mês, 100 GB é um volume considerável de dados a que se tem acesso. Ele é comumente considerado como o mais próximo de um plano de dados ilimitado disponível sem dar o último passo.

Quanto custa 1 TB de armazenamento de dados?

Desde a era das unidades de disquete de 1,44 MB, a tecnologia de armazenamento de dados avançou significativamente. Um terabyte de armazenamento (1.024 GB) é frequentemente encontrado em laptops, computadores de mesa e consoles de jogos, entre outros. Atualmente, 1 TB de armazenamento é equivalente a cerca de 16 (64 GB) iPhones ou smartphones Samsung Galaxy.

1 TB também é equivalente a quatro laptops Windows ou MacBook (256 GB) - e o software do sistema consome algum espaço de armazenamento. Além disso, os discos rígidos externos individuais geralmente começam com 1 TB de capacidade e vão até 32 TB.

Como você pode usar 1 TB de dados da Internet?

Para usar 1 TB de dados em um mês, você precisaria transmitir cerca de 171 horas de vídeo 4K. Isso equivale a transmitir 6 horas de vídeo 4K todos os dias durante um mês, a uma taxa de 6 horas por dia. Se você está preocupado com o uso de dados, deve se esforçar para controlá-lo de forma mais proativa.

1 TB lhe oferece a opção de armazenar as seguintes informações:

  • Enviar ou receber 200 e-mails por dia (6.200 e-mails no total em um mês)
  • Ouvir 5 horas de música por dia (155 horas no total em um mês) e fazer outras coisas
  • 5 horas de navegação on-line por dia (155 horas no total por mês)
  • 10 horas de streaming de vídeo em HD por dia (310 horas no total por mês)
  • 256 fotografias tiradas com uma câmera de 12 MP;
  • 250 filmes ou 500 horas de vídeo de alta definição;
  • 6,5 milhões de páginas de documentos, que geralmente são mantidos como arquivos do Office, PDFs e apresentações - essa quantidade equivale a 1.300 gabinetes de arquivos reais!
Armazenamento em nuvem

Apresentando o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem permite que os usuários troquem e acessem dados remotamente, sem precisar acessar seus sistemas de armazenamento locais. De modo geral, o armazenamento em nuvem retém os dados em servidores distantes, a partir dos quais podem ser mantidos, gerenciados, submetidos a backup e acessados remotamente.

Os dados baseados na nuvem estão disponíveis em qualquer dispositivo e a qualquer momento, desde que as permissões apropriadas estejam em vigor. Apesar da facilidade de acesso, o armazenamento de dados baseado em nuvem é incrivelmente seguro.

A transferência de dados para armazenamento externo coloca o dever de armazenamento de dados sobre os ombros de um provedor de nuvem terceirizado. O provedor de serviços hospeda, protege, gerencia e preserva os servidores e a infraestrutura relacionada, garantindo que você tenha acesso aos seus dados sempre que precisar.

O provedor de serviços não cobra nenhuma taxa por esse serviço. A infinidade de benefícios associados ao armazenamento em nuvem é examinada mais detalhadamente.

Segurança

Os provedores de armazenamento em nuvem aumentam a segurança de seus serviços incluindo níveis extras de segurança. Diante do grande número de pessoas que têm informações salvas na Internet, os serviços de armazenamento em nuvem fazem um grande esforço para garantir que seus arquivos não sejam acessados por ninguém que não deva.

Depois que os dados são enviados pela Internet, eles são protegidos pela tecnologia de criptografia. Isso garante que os mais altos níveis de segurança sejam mantidos o tempo todo.

Acessibilidade

Quando você utiliza o armazenamento em nuvem, seus dados são mantidos nos servidores do provedor de nuvem e podem ser acessados pela Internet. Como o aplicativo do provedor de nuvem pode ser instalado em vários dispositivos, como o seu computador corporativo ou smartphone, você pode ter acesso aos seus dados a qualquer momento e em qualquer local.

Nunca foi tão simples fazer login e colaborar com outros membros da equipe. Além disso, o aplicativo garante que seus arquivos sejam sincronizados, assegurando que os membros da equipe sempre tenham acesso à versão mais recente no dispositivo de sua preferência.

Capacidade de serviço

Você paga pelo armazenamento em nuvem por usuário. Não é necessário prever suas necessidades anuais de armazenamento e correr o risco de pagar por espaço desperdiçado ou ficar sem espaço. Você pode personalizar os recursos acessíveis a você por meio de provedores de armazenamento em nuvem e pagar por eles de acordo com suas demandas atuais, que podem variar com o tempo.

Colaboração aprimorada

Quando as equipes compartilham dados e ferramentas, elas podem colaborar com mais eficiência. A colaboração, conforme demonstrado por pesquisas, resulta em resultados superiores. Isso ocorre porque a parceria combina as habilidades distintas de vários indivíduos em um esforço comum.

Ela produz melhores ideias ao incorporar os diversos pontos de vista de pessoas e organizações com diferentes históricos, especialidades e modos de pensar. O aumento da cooperação resulta em ideias mais inovadoras porque incorpora os diversos pontos de vista de pessoas e organizações com experiências, conhecimentos e modos de pensar diferentes.

Colaboração aprimorada

A transição da familiaridade do armazenamento em disco local para o armazenamento em nuvem pode ser um processo difícil, mas está se tornando cada vez mais comum a cada dia. Há várias vantagens em usar o armazenamento em nuvem em relação ao armazenamento em disco local. No futuro, o armazenamento em nuvem representa uma das oportunidades mais viáveis para quem procura um método seguro e acessível de armazenamento de dados.

Envie arquivos de qualquer tamanho
Planos Professional, Business e Enterprise
Confira nossos planos pagos

Confira mais artigos sobre compartilhamento de arquivos