Como transferir arquivos do Mac para o Mac

Ace24 de janeiro de 2024
como transferir arquivos do mac para o mac

Neste artigo, abordamos 7 maneiras diferentes de responder à sua pergunta sobre como transferir arquivos do Mac para o Mac. Também forneceremos instruções passo a passo para que você possa começar a usar as soluções sugeridas imediatamente.

A transferência de arquivos e pastas entre os vários dispositivos da Apple é muito simples em determinadas circunstâncias, graças ao sistema operacional unificado da empresa. Portanto, se você quiser compartilhar arquivos com outro proprietário de Mac ou se tiver acabado de comprar um novo Mac e quiser mover alguns arquivos do laptop anterior para o novo, isso será muito fácil.

Várias abordagens podem ser usadas para mover arquivos de um Mac para outro ou para trocar dados entre Macs. Neste artigo, forneceremos uma descrição detalhada dos caminhos mais viáveis e adequados para qualquer tipo de transferência de dados.

Transfira até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registro
Transferir arquivos agora
Assistente de migração para transferir de mac para mac

1. Transferência de arquivos entre Macs usando o Migration Assistant

O Migration Assistant da Apple transfere todos os seus arquivos do Mac de origem para o Mac de destino, eliminando a necessidade de copiá-los manualmente. Se os seus arquivos estiverem armazenados em um PC, siga os procedimentos de migração do PC.

  1. Inicie o Migration Assistant na área Utilities (Utilitários) da pasta Applications (Aplicativos) no Mac de origem e no Mac de destino.
  2. No Mac remetente, quando for solicitada a permissão para fazer modificações, digite a senha de administrador e clique em OK.
  3. Quando for questionado sobre como deseja transferir seus dados, escolha a opção de transferir de um Mac, de um backup do Time Machine ou de um disco de inicialização. Em seguida, clique em Continue.
  4. Se um código de segurança for exibido no Mac remetente, verifique se ele corresponde ao exibido no novo Mac. Depois disso, clique em Continue (Continuar).
  5. Em seu novo Mac, escolha as informações a serem transferidas.
  6. Selecione Continuar para iniciar a transferência. Transferências grandes podem levar horas para serem concluídas, portanto, pode ser mais conveniente iniciar a migração à noite e deixá-la em execução durante a noite.
  7. Depois que a transferência for concluída, ignore o Migration Assistant em ambos os computadores e conecte-se à conta migrada no novo Mac para visualizar seus arquivos.
Apple airdrop

2. Transferir arquivos entre Macs com o AirDrop

Se ambos os Macs estiverem executando o Mac OS X Lion ou uma versão posterior, o AirDrop é uma das maneiras mais simples de compartilhar arquivos entre eles rapidamente e você poderá utilizar a função desde que ambos os Macs estejam atualizados. Não é necessário usar WiFi para transportar o arquivo entre os dois Macs; uma rede ad-hoc será criada entre eles automaticamente, desde que estejam próximos um do outro.

Para utilizar o AirDrop, execute as seguintes ações no Finder do Mac OS:

  1. Para iniciar o AirDrop, pressione Command + Shift + R no teclado.
  2. Para transferir arquivos para outro Mac, primeiro é preciso esperar que esse Mac fique visível para poder arrastar e soltar o(s) arquivo(s) nele.
  3. Aceite a transferência de arquivos usando o Mac que a está recebendo.
iMessage para mover arquivos de mac para mac

3. Transferência de dados de Mac para Mac usando o iMessage

O iMessage surge como mais do que uma simples via de comunicação: ele também é útil para transferir e compartilhar arquivos. Você pode até mesmo transferir arquivos do seu Mac para outro Mac remotamente por meio do iMessage.

  1. Tudo o que você precisa fazer é iniciar o aplicativo Mensagens no seu Mac. Navegue até o menu Mensagens em Aplicativos.
  2. Inicie uma nova conversa do iMessage. Ela deve ser endereçada à pessoa para quem você deseja enviá-la.
  3. Arraste e solte o arquivo ou a pasta na caixa de mensagem ou copie e cole o arquivo ou a pasta na janela.
  4. Para enviar, basta pressionar a tecla Return. O outro Mac recebe o arquivo ou pasta quando você o envia pelo iMessage.
  5. Depois disso, você pode salvá-lo facilmente dentro do iMessage clicando com o botão direito do mouse no anexo e selecionando "Salvar como".
  6. Por fim, armazene-o na pasta de downloads do Mac da outra pessoa.
Bluetooth para transferir arquivos de mac para mac

4. Transferência de dados entre Macs via compartilhamento Bluetooth

Agora vamos dar uma olhada em outra alternativa em nosso artigo sobre como transferir arquivos de Mac para Mac, o compartilhamento Bluetooth. Quando dois Macs não estão conectados à mesma rede, esse é um método prático para transferir dados entre eles.

  1. Prepare o MacBook remetente para a troca de arquivos.
  2. Abra o Bluetooth no Mac de destino clicando no ícone do Bluetooth na barra de menus ou clicando no botão Preferências do sistema, selecionando Bluetooth e certificando-se de que o Bluetooth esteja ativado e o sistema esteja no modo Discoverable.
  3. Depois de confirmar que a opção Compartilhamento Bluetooth está ativada para o serviço, vá para o Finder no computador host, escolha Aplicativos, clique duas vezes em Utilitários e, em seguida, clique duas vezes em Bluetooth File Exchange.
  4. Em seguida, você pode transmitir o arquivo para o outro Mac selecionando-o na caixa Bluetooth File Exchange Finder que será exibida posteriormente, clicando no botão Share e navegando até o arquivo que deseja enviar.
  5. O Exchange será aberto quando você clicar na janela de conexão Bluetooth do macOS. Isso permitirá que você acesse a pasta pública do dispositivo, baixe arquivos do dispositivo e transfira arquivos para o dispositivo.
  6. Para aceitar a conexão, no Mac que servirá como destino, clique em Connect (Conectar) dentro da caixa intitulada Connection Request (Solicitação de conexão) que será exibida.
  7. No Mac host, a janela de conexão Bluetooth será atualizada e indicará que o sistema de destino está conectado.
  8. No Mac de destino, aparecerá uma janela perguntando ao destinatário se ele deseja aceitar os arquivos que estão sendo enviados ou não
  9. Para salvá-los em seu Mac, clique no botão Accept (Aceitar).
Apple iCloud

5. Transferir arquivos de Mac para Mac usando o armazenamento do iCloud

Sem dúvida, o iCloud Storage pode ser visto como o elo indetectável que une os vários componentes do ecossistema da Apple. Sempre que você apagar um arquivo por engano ou não tiver o computador com você, poderá recuperá-lo. Além disso, você pode acessar os arquivos armazenados no iCloud Drive a qualquer momento e de qualquer local.

De maneira muito conveniente, você pode sincronizar os dados em todos os seus Macbooks e outros dispositivos usando seu ID Apple. No entanto, observe que você precisará ativar a sincronização dos arquivos que deseja transmitir.

  1. Inicie as Preferências do sistema, clique em Apple ID e escolha iCloud.
  2. Escolha todos os arquivos que você deseja incluir na sincronização.
  3. Use as mesmas informações de login no novo Mac.
  4. Navegue até o menu Preferências do sistema, clique em Apple ID e, em seguida, clique em Entrar.
  5. Digite o ID Apple e a senha associados a ele.
  6. É possível que um dos dispositivos conectados envie a você um código de verificação.
  7. Insira o código secreto.
  8. Em seguida, ative o iCloud e quaisquer outros serviços de armazenamento de arquivos acessando Preferências do sistema > Apple ID > iCloud.

compartilhamento de arquivos entre Macs

6. Transferência de arquivos entre Macs usando o compartilhamento de arquivos

Usar o recurso Compartilhamento de arquivos incorporado ao macOS é uma das soluções mais fáceis e seguras para transferir arquivos. Ele está localizado nas opções de Compartilhamento e permite compartilhar arquivos e várias pastas nos seus Macs com usuários ou grupos autorizados na mesma rede.

  1. Selecione System Preferences (Preferências do sistema) no menu Apple para abrir a janela System Preferences (Preferências do sistema).
  2. Selecione a seção Preferências de compartilhamento. O lado esquerdo do painel Preferências de compartilhamento contém uma lista de serviços compartilháveis. Coloque uma caixa de seleção na caixa Compartilhar arquivos.
  3. Um ponto verde deve aparecer ao lado das palavras Compartilhamento de arquivos ativado. O endereço IP aparece diretamente abaixo do texto. Anote o endereço IP, pois você precisará dele em etapas posteriores.
  4. Clique no botão à direita do parágrafo denominado Options (Opções). Coloque uma caixa de seleção nas caixas Compartilhar arquivos e pastas com SMB e Compartilhar arquivos e pastas com AFP.
  5. Seu Mac agora está preparado para distribuir arquivos e pastas usando AFP para Macs antigos e AFP para Mac OS X.
  6. Escolha Preferências do sistema no menu Apple do Mac e clique no painel de preferências Compartilhamento clicando nele. As funções que podem ser compartilhadas estão listadas no lado esquerdo do painel de preferências de Compartilhamento. Certifique-se de que a caixa denominada "Compartilhamento de arquivos" esteja marcada.
  7. Nesse momento, você deve notar uma marca de seleção verde ao lado do texto que diz Compartilhamento de arquivos ativado. O endereço IP pode ser visto logo abaixo do texto. Anote o endereço IP, pois você precisará dessas informações para procedimentos posteriores.
  8. Toque no botão denominado Options (Opções), localizado próximo à direita do texto. Marque a caixa que diz "Compartilhar arquivos e pastas usando SMB", bem como a caixa que diz "Compartilhar arquivos e pastas utilizando AFP".
  9. Seu Mac agora está preparado para compartilhar arquivos e pastas com outros computadores via AFP, que foi projetado para Macs mais antigos.
  10. Quando quiser transferir seus arquivos, você verá os detalhes específicos do seu Mac na parte superior da tela e, abaixo desses detalhes, verá um nome.
  11. Você pode fornecer esse nome a qualquer outro computador Mac na sua rede sem fio local que deseje compartilhar o acesso ao seu Mac.
  12. Coloque a pasta ou o arquivo que deseja tornar público na pasta pública compartilhada que você configurou no menu Configurações das Preferências do Sistema. Finalmente, o outro Mac poderá acessá-lo!
Plataforma de compartilhamento de arquivos Filemail

7. Transferência de arquivos entre Macs com o Filemail

Embora os usuários de Mac possam usar nosso site para compartilhar arquivos entre si, nesta seção, abordarei o FileMail Desktop para Mac. O processo de envio de arquivos por meio do nosso site e dos aplicativos para desktop é o mesmo, portanto, você pode acompanhar o processo mesmo que não tenha o aplicativo para desktop instalado ou apenas queira usar nosso site.

Além disso, não custa nada usar o FileMail se você quiser compartilhar arquivos com menos de 5 GB de tamanho. Não há necessidade de registro.

Além disso, não custa nada usar o FileMail se quiser compartilhar arquivos com menos de 5 GB de tamanho. Não há necessidade de se registrar.

  1. Inicie o aplicativo para desktop ou acesse a página inicial em nosso site.
  2. Clique em "Add files" (Adicionar arquivos).
  3. Navegue até os arquivos e/ou pastas desejados e anexe-os.
  4. Você pode optar por enviar seus arquivos como um e-mail ou fazer upload dos arquivos e obter um link compartilhável.
  5. Se você optar por "Enviar como e-mail", digite o endereço de e-mail do destinatário. Envie uma mensagem opcional, se desejar.
  6. Pressione o botão Enviar.
  7. O destinatário receberá um e-mail com instruções sobre como fazer o download dos arquivos.
  8. Se optar por "Send as link" (Enviar como link), após o upload dos arquivos, você receberá um link que poderá compartilhar com quem quiser.

Se estiver trabalhando profissionalmente, é quase certo que precisará transferir arquivos para pessoas e organizações localizadas em todo o mundo. O Filemail é muito útil nessa situação. Não há preparativos difíceis, nem códigos QR para ler, nem obstáculos a serem superados. Enviar um arquivo é tão simples quanto enviar uma mensagem de e-mail.

O aplicativo Filemail Desktop permite que você envie arquivos enormes de qualquer tamanho para qualquer endereço de e-mail usando uma interface simples de arrastar e soltar. Você também pode carregar arquivos em um URL privado para compartilhar com outras pessoas. As transferências são aprimoradas pelo protocolo UDP do Filemail, que o torna o método mais rápido e confiável de envio de arquivos grandes pela Internet.

Balanças

Tipo de transferência

Prós

Contras

Compartilhamento de arquivosComo seus Macs provavelmente já estão conectados a uma rede local, configurar e ativar o Compartilhamento de arquivos pode ser a única modificação necessária para a maioria dos usuários.Para funcionar, os dois dispositivos devem compartilhar uma rede.
AirDropComparado a muitas outras opções, o AirDrop é mais rápido e mais seguro. Como ele pode encontrar automaticamente receptores próximos, não há necessidade de conectar nenhum dispositivo.Abordagem lenta com velocidades de transferência de aproximadamente 40 MB/s entre os modelos modernos de Mac. Pode ser usado de forma maliciosa se for usado em uma rede pública, portanto, tenha cuidado ao permitir que outras pessoas transfiram arquivos para o seu Mac pelo AirDrop.
Compartilhamento de redeUm dos métodos mais eficientes para quem deseja enviar arquivos com frequênciaPara funcionar, os dois dispositivos devem compartilhar uma rede.
Assistente de migraçãoOpção intuitiva e fácil de usar Replica todos os seus arquivos e permite escolher quais contas de usuário serão transferidas para o novo Mac.Todos os seus arquivos serão duplicados. Se você tiver atualizado seus Macs ao longo dos anos, poderá ter centenas ou até milhares de arquivos obsoletos ocupando espaço.
iCloudAo usar o armazenamento em nuvem, todos os seus dispositivos serão sincronizados e atualizados sempre que você fizer alterações em um arquivo. Os serviços do iCloud também funcionam em dispositivos não iOS, mas eles se integram particularmente bem ao ecossistema da Apple. Os provedores de armazenamento em nuvem reforçam a segurança de seus serviços com camadas extras.A conectividade com a Internet é necessária para o armazenamento de arquivos baseado na nuvem. O upload e o download de dados da nuvem acarretam despesas extras que podem se acumular. Às vezes, a transferência de arquivos pode ficar lenta se o servidor estiver sobrecarregado.
FileMail
O uso é gratuito e não é necessário registro Arquivos grandes são suportados Tempos de transferência rápidos e diretos
É necessário ter conectividade com a Internet. Para compartilhar arquivos muito grandes, é necessário fazer uma assinatura, embora esteja disponível uma avaliação gratuita de 7 dias.
Transferir arquivos de qualquer tamanho
Destinatários, downloads e largura de banda ilimitados
Confira nossos planos pagos

Confira mais artigos sobre como transferir arquivos entre dispositivos