As 5 principais alternativas de FTP para transferências seguras de arquivos

Ace23 de janeiro de 2024
As 5 principais alternativas de FTP para transferências seguras de arquivos

O File Transfer Protocol é um dos protocolos mais comuns usados atualmente para transferir arquivos pela Internet. Em muitas ocasiões, o FTP provou ser simples, eficiente e confiável. Entretanto, há ocasiões em que o FTP não é a solução ideal. Quando a segurança, a velocidade ou apenas a integridade dos dados são fundamentais, é preciso considerar uma alternativa ao FTP. Neste artigo, abordaremos cinco alternativas ao FTP que oferecem um meio mais seguro de troca de arquivos pela Internet.

Transfira até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registro
Transfira arquivos grandes agora
Questionamento sobre o que é FTP

O que é FTP?

O FTP é um protocolo que permite aos usuários fazer upload e download de arquivos pela Internet. Ele foi desenvolvido pela primeira vez em 1971, o que o torna um dos primeiros protocolos usados para transferências de arquivos pela Internet.

O protocolo entrou em cena com força, suportando transferências de arquivos de impressionantes 1,1 milhão de bits por segundo. Inicialmente, apenas arquivos de texto podiam ser transferidos dessa forma, mas logo os usuários puderam fazer upload e download de arquivos de texto e binários.

O FTP usa um modelo cliente-servidor para enviar arquivos. O cliente FTP inicia a conexão com um servidor FTP, negocia detalhes de autenticação, envia comandos ao servidor e recebe respostas do servidor. O protocolo também oferece suporte aos modos ativo e passivo para transferência de arquivos e tarefas de gerenciamento de arquivos, como listagem e exclusão de diretórios.

Com o FTP, cada comando enviado ao servidor é respondido com um código de resposta numérico. Os códigos têm o objetivo de indicar o status do comando, para que os usuários possam determinar rapidamente se a ação solicitada pelo comando foi bem-sucedida.

Necessidade de alternativa ao ftp

Por que você precisa de uma alternativa ao FTP

Atualmente, há muitas maneiras de transferir arquivos pela Internet, mas o FTP ainda é um dos protocolos mais comuns em uso. Ele é simples, eficiente e fácil de usar. Em muitos aspectos, é um protocolo confiável para transferências de arquivos.

No entanto, o FTP também tem suas desvantagens. Primeiro, como o FTP revela muitas informações sobre o arquivo que está sendo transferido e quem o está transferindo, o protocolo não oferece nenhuma maneira integrada de criptografar a conexão entre o cliente e o servidor. Isso significa que o tráfego de FTP é vulnerável a sniffing de pacotes e outros ataques porque é enviado em texto simples.

Em segundo lugar, o protocolo FTP emprega um esquema desatualizado de senha de usuário para autenticar os usuários no servidor. Isso significa que, se seu nome de usuário e senha forem comprometidos, sua conta FTP será invadida.

Terceiro, o protocolo é lento e ineficiente em comparação com outros protocolos modernos, como o SFTP (SSH File Transfer Protocol). Ele simplesmente não foi criado para transferências rápidas de arquivos.

Por fim, o FTP não oferece nenhum meio de sincronização entre os arquivos locais e remotos. Isso pode ser um grande problema se você estiver procurando uma maneira de fazer upload automático dos seus arquivos de um diretório para outro no servidor sem iniciar o processo manualmente.

Alternativa segura ao FTP

A necessidade de protocolos seguros de transferência de arquivos

Com os muitos problemas do FTP, fica claro que, se você quiser evitar comprometer a segurança de seus arquivos e dados, precisará procurar uma alternativa segura. Há muitos motivos pelos quais você deve considerar o uso de uma alternativa segura ao FTP:

1. Evitar ataques de sniffing e sniffing

Como dissemos acima, como o tráfego FTP é enviado em texto simples, você fica vulnerável a sniffing. Isso significa que, se alguém quiser acessar seus arquivos ou dados, poderá interceptar o tráfego FTP e obter acesso ao seu nome de usuário e senha. Se estiver usando FTP sem nenhum tipo de criptografia, seu tráfego será transferido em texto simples. Qualquer pessoa pode visualizá-lo usando um analisador de protocolo padrão.

2. Evite o hacking

Se o seu nome de usuário e a sua senha forem comprometidos, a sua conta de FTP será invadida. Quando suas credenciais forem comprometidas, um invasor poderá obter acesso a todos os arquivos e diretórios do seu servidor usando o protocolo FTP. Em alguns casos, isso pode fazer com que alterações não autorizadas sejam feitas em seus arquivos e dados. Esse é um grande risco de segurança se você estiver armazenando informações confidenciais no seu servidor FTP.

3. Evite transferências ineficientes de arquivos

Como mencionamos acima, o protocolo FTP é lento em comparação com outros protocolos modernos de transferência de arquivos. Ele não é ideal se você quiser enviar arquivos rapidamente pela Internet. Se um servidor FTP apresentar atrasos devido ao excesso de usuários fazendo upload de arquivos ao mesmo tempo, você poderá ser impedido de acessar seus próprios arquivos.

4. Evite a sincronização não confiável de arquivos

Por fim, o FTP não oferece nenhum tipo de sincronização integrada entre o servidor e o diretório local. Isso pode ser um grande problema se você quiser atualizar automaticamente um diretório no seu servidor a partir da sua máquina local. O FTP só permite fazer upload de arquivos para o servidor, não extrair arquivos dele.

Felizmente, há muitas maneiras de transferir arquivos com segurança pela Internet. Portanto, se você estiver procurando uma maneira mais eficiente, segura e confiável de transferir arquivos pela Internet do que o FTP tem a oferecer, quais são as suas opções?

opções para substituição de ftp

Cinco alternativas ao FTP

1. SFTP

O SFTP, que é a abreviação de SSH File Transfer Protocol, é uma alternativa segura ao FTP, criada com base no protocolo SSH. Isso significa que o SFTP criptografa a conexão, os logins e os dados para manter o processo seguro.

Usar o SFTP é muito fácil. Você pode usá-lo por meio do seu cliente FTP ou diretamente no servidor usando aplicativos específicos de SFTP, como o FileZilla, que pode ser baixado gratuitamente.

O SFTP também tem suas desvantagens. Por um lado, ele não é tão difundido quanto o FTP. Existem alguns clientes FTP que suportam conexões SFTP, mas o protocolo ainda é menos comum que o FTP.

Isso também significa que o suporte ao SFTP não é tão difundido entre sites, servidores, roteadores, switches, firewalls e outros dispositivos. Por esse motivo, alguns clientes FTP não oferecem suporte a conexões SFTP.

2. FTPS

O FTPS é um protocolo FTP seguro. Ele foi desenvolvido com base no protocolo FTP existente e adiciona criptografia TLS/SSL para proteger a conexão entre o cliente e o servidor.

Para fazer isso, o FTPS usa a porta 990 por padrão para criptografar o tráfego FTP entre clientes e servidores. Isso significa que você pode usar o SFTP e o FTPS simultaneamente no mesmo servidor, mas como ele usa a porta 990, o FTPS ainda é vulnerável a ataques de força bruta.

3. AS2

O AS2, que é a abreviação de Application Exchange 2, é um protocolo proprietário desenvolvido pela IBM. Ele não é de código aberto e a IBM cobra pelo seu uso.

O AS2 não é tão difundido quanto outras alternativas seguras de FTP, mas tem sido usado por muitas organizações em todo o mundo para transferir dados confidenciais.

O AS2 é complexo e muito diferente do FTP. Não é fácil de usar fora do contexto do software IBM, mas é amplamente utilizado por clientes da IBM em todo o mundo.

A desvantagem do AS2 é que não há uma implementação padrão e de código aberto do protocolo, o que significa que você precisa usar o IBM AS2 Toolbox para usá-lo em seus computadores, servidores, roteadores, firewalls e outros dispositivos.

4. HTTPS

HTTPS significa HyperText Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). É um protocolo criado com base no protocolo HTTP para proteger o tráfego da Web por meio de SSL/TLS.

É amplamente usado por sites, navegadores, servidores, dispositivos de rede e outros tipos de dispositivos conectados à Internet.

O HTTPS usa a porta 443, que geralmente está aberta em firewalls, roteadores e switches. Isso facilita a transferência de arquivos por HTTPS em comparação com outros protocolos, como SFTP, FTPS e AS2.

O HTTPS é um protocolo popular amplamente utilizado para todos os tipos de transmissão de dados, como comunicação ou transferência de arquivos, com a possibilidade de criptografar os dados para aumentar a segurança.

5. MFT

O MFT é outro protocolo proprietário desenvolvido pela IBM. Ele é frequentemente visto como uma alternativa ao AS2, mas não tem o mesmo uso generalizado entre os clientes da IBM.

Você pode usar o MFT para transferir arquivos com segurança entre servidores, mas ele não é tão difundido quanto o AS2. Como no caso do AS2, não há implementação de código aberto da MFT.

Quanto às desvantagens da MFT, ela não é tão amplamente suportada por dispositivos de rede como firewalls, roteadores e switches. Os administradores de rede também precisam configurar a porta 1433 nesses dispositivos para usar conexões MFT.

Martelo

Conclusão

Há muitas alternativas seguras ao FTP. Mas cada uma delas tem suas próprias desvantagens, o que significa que você precisa selecionar a alternativa certa para suas necessidades específicas. Você precisa fazer sua pesquisa antes de escolher um substituto para o FTP.

Se o seu principal objetivo for transferir arquivos para dentro ou para fora dos seus servidores, então HTTPS ou MFT podem ser a escolha certa para você. Mas se você precisar transferir arquivos entre servidores, o AS2 ou o FTPS pode ser a melhor opção.

A escolha final também dependerá do seu orçamento, da disponibilidade de suporte para cada protocolo e da frequência com que você precisa transferir dados. Dito isso, é importante ter em mente que não existem alternativas seguras de FTP que resolvam todos os seus problemas de segurança.

Seja qual for a alternativa escolhida, é sempre melhor manter seus arquivos seguros criptografando-os antes de transferi-los. Isso os manterá seguros durante a transferência, mesmo que alguém consiga interceptar os dados.

À medida que mais e mais empresas migram para a nuvem, espera-se que os protocolos de transferência segura de arquivos, como SFTP, FTPS, AS2, MFT, HTTPS e outros, se tornem ainda mais difundidos. Isso facilitará para administradores de sistemas, desenvolvedores e empresas a transferência segura de arquivos entre servidores.

Transferir arquivos de qualquer tamanho
A alternativa segura de compartilhamento de arquivos ao FTP
Confira nossos planos pagos

Precisa de mais informações sobre FTP? Você as encontrará em nossos outros artigos.