Maneiras de fazer backup dos arquivos do computador

Ace24 de janeiro de 2024
maneiras de fazer backup dos arquivos do computador

A maioria das pessoas e organizações entende a natureza crítica do backup e da recuperação ao proteger os ativos digitais contra exclusão, corrupção, vírus e outros perigos. É por isso que o backup é considerado a última linha de defesa. Em geral, há várias maneiras de fazer backup de arquivos de computador, que serão exploradas mais detalhadamente.

Envie até 5 GB de graça
Não é necessário registro
Envie arquivos grandes agora
Fazendo backup dos dados

Introdução: O que é backup de arquivos?

Em essência, um backup de arquivos protege contra a perda significativa de dados devido a acidentes ou erros humanos. O backup grava os backups do sistema de arquivos no formato de arquivo de backup, enquanto a restauração lê os backups do sistema de arquivos, manipulados por comandos diferentes.

A criação de um backup de arquivos envolve o armazenamento de cópias do seu sistema crítico e de informações pessoais em um disco rígido ou em uma unidade flash ou de backup externo, entre outras opções de armazenamento. É fundamental criar backups de seus dados como parte da manutenção rotineira do computador para proteger suas informações em caso de falha do sistema ou de danos aos arquivos.

As opções disponíveis para fazer backup ou preservar seus dados e arquivos digitais são bastante variadas. Analisamos os dispositivos de armazenamento de dados mais populares utilizados por indivíduos para backup e arquivamento, tendo em mente que as necessidades de cada pessoa são diferentes e que não existe uma opção única para todos.

O backup da mídia digital geralmente é feito

Tipos de coisas que as pessoas querem fazer backup

Em geral, os arquivos que você gerou são os tipos de arquivos que devem ser mantidos em backup. Como você sabe, a perda de dados é uma ocorrência regular. É possível que seu disco rígido seja danificado em algum momento. Os arquivos também podem ser perdidos devido a infecção por vírus, ataque de ransomware, atualização do Windows, falta de energia e alguns outros fatores. Portanto, o backup de arquivos é essencial para evitar a perda de dados.

Vários projetos

Se você realiza algum trabalho criativo, como programação, edição de vídeo ou fotografia, certifique-se de fazer backup dos seus dados, principalmente se estiver trabalhando em um projeto que está em andamento.

Downloads

Por padrão, os arquivos baixados são armazenados na pasta Downloads do computador. A maioria dos navegadores on-line e muitos programas de download de mídia escolhem essa pasta como o local padrão para downloads.

Embora você possa querer eliminar primeiro os downloads grandes que não deseja mais, é bom criar um backup dessa pasta por precaução. Quando você tem uma instalação de software ou um PDF que baixou há meses, nunca se sabe quando poderá precisar dele.

Aplicativos

Manter um backup de todos os seus aplicativos também pode ser uma boa ideia. Isso simplifica a reinstalação durante um processo de recuperação em caso de catástrofe. Por isso, é recomendável que você coloque todos os novos aplicativos que baixar e instalar da Internet em uma pasta dedicada, cujo backup é feito automaticamente como parte do seu procedimento regular de backup.

Favoritos ou marcadores em seu navegador da Internet

O local onde os seus favoritos (também conhecidos como favoritos) são mantidos pode ser diferente, dependendo do navegador da Internet que você estiver usando no momento. Por exemplo, o Internet Explorer pode manter seus favoritos na pasta Favoritos da pasta da sua conta de usuário se você estiver usando o Windows. Outros navegadores, como o Google Chrome e o Firefox, têm a função Sync, que permite sincronizar as configurações do navegador (inclusive os favoritos) em vários dispositivos.

backup em um dispositivo externo

Backup manual

Com um backup manual, você deve iniciar o processo de backup toda vez que desejar fazer backup dos dados. É para pessoas que desejam assumir o controle de seu próprio destino. Ou seja, você faz o backup manual do seu site sempre que considerar essencial.

Você precisará decidir quais arquivos deseja fazer backup, para onde deseja fazer o backup e com que frequência deseja salvá-los. Isso requer tempo, que talvez você não tenha.

Com base nos serviços que você escolher, as instruções e os métodos precisos para fazer o backup do site podem variar. Outro método de backup manual é fazer download e criar backups de todos os seus arquivos e dados manualmente.

Automação

Backup automático

O backup automático representa uma forma de paradigma de backup de dados em que os dados são copiados e armazenados de uma rede/sistema local para uma instalação de backup com pouco ou nenhum envolvimento humano. A automação do processo de backup elimina o tempo e a complexidade associados ao backup manual de um computador, rede ou ambiente de tecnologia da informação.

Como o tempo é um dos recursos mais valiosos disponíveis hoje em dia, o fato de os backups automatizados economizarem tempo é digno de nota e deve ser levado ao seu conhecimento. Não é necessário nada mais do que planejar sua agenda com antecedência; o sistema cuidará de todo o resto para você!

Além disso, as preocupações com a segurança são tão importantes quanto a velocidade quando se trata de transações on-line. O provedor que você escolher para fazer backups automáticos é responsável por preservar a segurança dos dados de backup: isso inclui proteger seu site contra possíveis ataques de hackers, falhas de software e outras explorações de falhas de segurança.

dispositivo de armazenamento

Método 1: Dispositivo de armazenamento físico externo

Não poderia ser mais simples do que isso: basta conectar um dispositivo de armazenamento externo ao seu computador e começar. Naturalmente, existem unidades em uma ampla variedade de formas, tamanhos e combinações. Uma unidade básica não custará muito, mas não fará nada mais do que sentar e esperar que você faça o trabalho. Atualmente, quase todas as unidades usam interfaces USB-A 3.0 ou USB-C de alta velocidade.

Discos rígidos externos, cartões SD e unidades flash são exemplos de armazenamento físico. Esse tipo de dispositivo de armazenamento permite que os usuários visualizem seus arquivos sem uma conexão com a Internet e transfiram seus dados entregando-os fisicamente a um supervisor ou membro da família, com a certeza de que ninguém mais poderá interferir nos dados.

No entanto, a preocupação com os dispositivos externos é que eles podem sofrer algum tipo de dano físico ou serem extraviados.

Clonagem de imagem de disco

Método 2: Clonagem de imagem de disco

A clonagem do disco rígido ou de partições específicas do disco rígido é uma maneira comum de fazer backup do computador. Isso gera um clone idêntico e não compactado de toda a unidade ou das partições da unidade.

Uma imagem é uma cópia de todos os seus dados - todos os arquivos e pastas, bem como os aplicativos e arquivos de sistema - criada por meio de um instantâneo do disco rígido em um determinado momento. Quando um clone ou imagem é utilizado para restauração, ele substitui a estrutura atual e o disco rígido retorna à condição em que se encontrava no momento do backup ou da clonagem.

O fato de os clones de disco serem descompactados significa que eles podem ser copiados instantaneamente para uma unidade de backup de destino ou para a nuvem, garantindo que você sempre tenha uma cópia atualizada e idêntica dos seus dados.

Com os backups, a clonagem é útil para a recuperação rápida; no entanto, a geração de imagens oferece um número maior de possibilidades de backup. Tirar um instantâneo de backup incremental permite que você preserve várias fotos sem se preocupar em ocupar muito espaço adicional.

Quando você for vítima de ransomware ou de outra calamidade de dados e precisar restaurar seu sistema para uma imagem de disco anterior, é muito importante lembrar-se disso.

Aplicativo de transferência de arquivos Filemail

Método 3: Usar uma solução on-line baseada na nuvem

Hoje em dia, podemos dizer com segurança que vivemos na era da nuvem. O backup on-line, que antes era considerado um serviço especializado, agora é considerado uma prática padrão para informações cruciais. Ele se tornou uma das formas mais viáveis de fazer backup dos arquivos de seu computador!

O backup na nuvem, às vezes chamado de backup on-line ou backup remoto, é uma técnica para transferir uma duplicata de um arquivo ou banco de dados físico ou virtual para um destino secundário, fora do local, para preservação em caso de falha do equipamento ou desastre natural.

Normalmente, o servidor secundário e as estruturas de armazenamento de dados são hospedados por um provedor de serviços terceirizado, que cobra do cliente de backup com base na quantidade de espaço ou capacidade de armazenamento usada, na quantidade de dados transmitidos, no número de clientes, no número de servidores ou no número de vezes que os dados são disponibilizados.

Você pode escolher entre um software de sincronização que fará automaticamente o backup de seus arquivos na nuvem ou pode fazê-lo manualmente.

O software de sincronização, que é essencial para todos que usam mais de um computador ou dispositivo, garante a preservação dos mesmos arquivos em todos os seus computadores. Além disso, eles também estão geralmente disponíveis em dispositivos móveis.

Quando você modifica um arquivo, a alteração é automaticamente comunicada a todos os outros PCs conectados à conta, mesmo aqueles que executam sistemas operacionais diferentes. É o auge da redundância em sua melhor forma.

Por fim, o armazenamento em nuvem permite que os usuários compartilhem e acessem dados de qualquer lugar do mundo, sem precisar visitar fisicamente seus sistemas de armazenamento no local. De modo geral, o armazenamento em nuvem armazena informações em servidores remotos, a partir dos quais elas podem ser mantidas e controladas remotamente, bem como armazenadas em backup e recuperadas.

Transferir arquivos de qualquer tamanho
Transferência rápida e segura de arquivos
Confira nossos planos pagos

Confira mais artigos sobre armazenamento de dados