Explorar o protocolo de transferência de ficheiros

Ace18 de janeiro de 2024
Sala cheia de servidores

A transferência de ficheiros é a base da Internet. A cada minuto de cada dia, os utilizadores da Internet descarregam ficheiros e fazem-nos circular por todo o mundo virtual. O Protocolo de Transferência de Ficheiros (FTP) existe há mais de quatro décadas e, ao longo desse tempo, registou melhorias substanciais em termos de normas de encriptação e funcionalidades de transferência de ficheiros.

O FTP remonta aos primórdios das redes, antecedendo mesmo o nascimento das redes IP (Internet Protocol) contemporâneas baseadas no TCP no início dos anos 80 (Transmission Control Protocol).

Este artigo irá explorar a pletora de dimensões relevantes para o FTP, tais como funcionalidades, vantagens e desvantagens, ao mesmo tempo que apresenta o FileMail como uma alternativa viável.

Partilhar até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Enviar ficheiros grandes agora
o que é o ftp

O que é o protocolo de transferência de ficheiros (FTP)?

O Protocolo de Transferência de Ficheiros (FTP) representa um protocolo de comunicação padrão para a transferência de ficheiros de computador de um servidor para um cliente através de uma rede informática. O FTP é um protocolo cliente-servidor que utiliza ligações de controlo e de dados distintas entre o cliente e o servidor.

O FTP é um protocolo de rede cliente-servidor que permite aos utilizadores descarregar páginas Web, dados e aplicações de outros serviços. Quando um utilizador pretende descarregar dados para o seu próprio computador, fá-lo utilizando o FTP.

Além disso, o FTP não é encriptado. Utiliza utilizadores e palavras-passe em texto claro para autenticação, o que torna as transferências de dados através de FTP susceptíveis de espionagem, falsificação de identidade e outros ataques.

ftp para partilhar ficheiros

Como funciona o FTP?

O Protocolo de Transferência de Ficheiros funciona num paradigma cliente-servidor, sendo a função de transferência de ficheiros executada por um servidor FTP e um cliente FTP. Para iniciar uma ligação FTP, é necessário que duas partes criem e interajam numa rede específica. Embora um utilizador tenha de ter autoridade para fornecer credenciais a um servidor FTP, alguns servidores FTP públicos não necessitam que os utilizadores forneçam palavras-passe para aceder aos ficheiros.

Um servidor FTP é configurado na rede e um local de armazenamento de ficheiros especificado (pasta/sistema) é definido como o local de armazenamento partilhado para os dados a partilhar. Os utilizadores finais ligam-se a este servidor de ficheiros utilizando o FTP para transferir ficheiros para a sua pasta/sistema local.

Para funcionar, o FTP necessita de uma rede TCP/IP e da utilização de um ou mais clientes FTP. O cliente FTP funciona como agente de comunicação entre o cliente e o servidor, descarregando e carregando ficheiros. Essencialmente, o cliente de FTP inicia ligações ao servidor de FTP. O servidor FTP inicia o procedimento de transferência de ficheiros ao receber o pedido do cliente para carregar ou descarregar um ficheiro.

Sempre que um utilizador se depara com um problema, tem de criar um canal de comando e um canal de dados. Depois de configurar ambos os canais, o modo passivo dá instruções ao servidor para escutar as ligações em vez de tentar restabelecer a ligação com os utilizadores.

partilha entre dispositivos

Para que é que o FTP é utilizado?

As plataformas que continuam a suportar transferências e descarregamentos por FTP fazem-no sobretudo por hábito, e mesmo isso está a tornar-se menos frequente.

O FTP é uma abordagem informal para expor os principiantes aos protocolos da Internet antes de avançarem para versões mais complicadas, o que o torna uma excelente ferramenta para principiantes. Algumas pessoas criam sistemas de ficheiros FTP por nostalgia ou apenas por diversão. Transferência de grandes quantidades de ficheiros do servidor dentro de uma organização: Alguns profissionais de TI podem utilizar o FTP para transferir ficheiros de servidor dentro de um sistema fechado.

Além disso, o FTP é muito utilizado no sector da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) para trocar esquemas e componentes de arquitetura. O método ideal para enviar ficheiros de grandes dimensões, como diagramas CAD ou SketchUp, que são frequentemente utilizados no sector AEC, é através de um servidor FTP.

As indústrias de construção e afins que lidam com diagramas CAD e formatos de ficheiros semelhantes dependem frequentemente do FTP devido à velocidade de transmissão dos ficheiros.

Clientes FTP

Cada cliente FTP tem capacidades únicas que permitem aos utilizadores personalizar os seus processos de carregamento e transferência. Outras características a procurar num cliente FTP incluem autenticação de chave pública, controlo do nível de compressão de ficheiros e ferramentas para pesquisar um servidor utilizando máscaras de ficheiros.

desbloqueado

Problemas de segurança do FTP

De um modo geral, o FTP é inerentemente inseguro como método de transporte de dados. Quando um ficheiro é enviado através deste protocolo, os dados, o início de sessão e a palavra-passe são todos trocados em texto simples, o que implica que um hacker pode facilmente obter esta informação. Para garantir a segurança dos seus dados, deve utilizar uma versão melhorada do FTP, como o FTPS ou o SFTP.

O FTP remonta à época em que a cibersegurança não passava de um assunto especulativo. Isto significa que as transferências por FTP não são seguras, o que torna razoavelmente simples a interceção de dados por qualquer pessoa capaz de farejar pacotes.

Se os hackers conseguirem intercetar uma transferência FTP, não serão impedidos pela encriptação de aceder ou modificar os conteúdos. Mesmo que utilize o armazenamento em nuvem FTP, os dados podem ser interceptados e utilizados abusivamente se o sistema do fornecedor de serviços for pirateado.

Como resultado, os dados entregues por FTP são um alvo ideal para ataques de spoofing, sniffer, força bruta e outros tipos de ataques. Um pirata informático pode inspecionar uma transação FTP e tentar atacar os seus pontos fracos utilizando o rastreio básico de portas.

pirata informático

Desvantagens do FTP

Utilização difícil

Dizer que o FTP é inacessível é um eufemismo. A interface é assustadora e avassaladora. À primeira vista (e a vários olhares subsequentes), parece ser algo que só um especialista em TI poderia compreender. Esta é uma desvantagem significativa, uma vez que necessita de formação para funcionar corretamente, tanto para o seu pessoal como para os seus clientes.

Nem todos os fornecedores são iguais

As empresas optam por alojar soluções FTP geridas por fornecedores para resolver o problema das vulnerabilidades de segurança. Infelizmente, nem todos os fornecedores passam nos testes de segurança necessários, o que torna difícil encontrar o fornecedor adequado. Cada rival fornece um conjunto único de funcionalidades, e muitos deles apresentam lacunas em áreas críticas, como restrições de acesso, segurança, usabilidade e alternativas de preço.

A encriptação não é uma ocorrência imediata

Embora seja possível encontrar um fornecedor que forneça encriptação de dados, muitos não o fazem. O FTP não inclui encriptação, o que explica porque é que os dados transmitidos são tão facilmente interceptados. Além disso, ao pesquisar um serviço FTP, descobrirá que a encriptação nem sempre é fornecida ou aplicada.

O FTP pode ser atacado

Se escolher um fornecedor incorreto, arrisca-se a ficar com uma solução FTP que não protege os seus dados, deixando-o aberto a estratégias de hackers, como ataques de força bruta ou de falsificação. Os piratas informáticos utilizam ataques de força bruta para entrar no seu sistema, passando rapidamente por milhares de combinações de início de sessão e palavra-passe. O FTP é suscetível a ataques de spoofing, em que um pirata informático se faz passar por um utilizador ou dispositivo genuíno na rede.

A conformidade é um problema

Além disso, deve ter em conta a conformidade ao enviar dados através de FTP. O FTP por si só ou através de um fornecedor de FTP inseguro pode expor a sua empresa a encargos de não conformidade. A falta de encriptação contribui significativamente para a não conformidade, pelo que deve identificar uma solução que se adeqúe aos seus requisitos de conformidade.

É difícil monitorizar a atividade

O FTP não fornece pistas de auditoria, tornando difícil localizar a origem de uma fuga de informação ou monitorizar o progresso do projeto. Como resultado, se os ficheiros forem maltratados ou se houver uma violação de dados, poderá ter dificuldade em localizar a origem do problema. Muitos clientes FTP não possuem as restrições de acesso necessárias para garantir que o seu pessoal segue as melhores práticas de partilha de ficheiros.

vantagens do ftp

Vantagens do FTP

Podem ser transferidos vários directórios de ficheiros em simultâneo

O FTP é uma excelente alternativa se a sua empresa pretender que troque grandes volumes de dados (pense em terabytes, não em megabytes) de uma só vez. Os engenheiros, arquitectos e designers gráficos têm frequentemente ficheiros enormes que são demasiado grandes para enviar por correio eletrónico e demasiado lentos para partilhar utilizando HTTPS. O FTP oferece uma vantagem significativa nestes casos, uma vez que permite a transmissão mais rápida de ficheiros enormes.

Nunca perder o controlo do progresso da transferência de ficheiros

É vantajoso porque não tem de recear perder o progresso da transferência se perder a ligação à rede enquanto utiliza o FTP. Se perder a ligação ou tiver de reiniciar a máquina, não terá de começar de novo. Pode continuar de onde parou. Quando a rede ficar acessível, o FTP voltará imediatamente a ligar-se e a retomar o ponto onde ficou.

Partilha de ficheiros Filemail

Filemail: A alternativa viável ao FTP

No entanto, existem também alternativas viáveis que ultrapassam os desafios colocados pelos FTPs e trazem funcionalidades e vantagens adicionais. O Filemail é uma plataforma web que permite o envio e a receção de grandes ficheiros de qualquer tamanho, utilizando uma variedade de aplicações e serviços.

É um serviço gratuito que está disponível para qualquer pessoa. O princípio fundamental é simples: escolha um ficheiro, preencha o endereço de correio eletrónico do destinatário e clique em "enviar". O destinatário recebe uma ligação para o seu ficheiro e descarrega-o.

Ultrapassando as vulnerabilidades de segurança dos FTPs, com o Filemail pode especificar o período de disponibilidade e a proteção por palavra-passe para a transferência do seu ficheiro, o que o torna mais seguro. Também vem com medidas de segurança que tornam a sua transferência de ficheiros mais segura, sem paralelo com o FTP.

Dois conjuntos de firewalls protegem os seus servidores, e o acesso aos dados é mantido diretamente através do acesso ao Windows. No disco, os nomes dos ficheiros são encriptados e o grande volume de dados nos servidores torna praticamente difícil recuperar e desencriptar dados dos discos rígidos.

Partilhar ficheiros de qualquer tamanho
A alternativa segura ao FTP
Veja os nossos planos pagos

Está à procura de alternativas ao FTP? Então, consulte o nosso artigo abaixo.