Explorando o protocolo de transferência de arquivos

Ace18 de janeiro de 2024
Sala cheia de servidores

As transferências de arquivos são os blocos de construção da Internet. A cada minuto de cada dia, os usuários da Internet baixam arquivos e os fazem circular por todo o mundo virtual. O Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) existe há mais de quatro décadas e, ao longo desse tempo, passou por melhorias substanciais em termos de padrões de criptografia e recursos de transferência de arquivos.

O FTP remonta aos primórdios das redes, antecedendo até mesmo o nascimento das redes IP (Internet Protocol) contemporâneas baseadas em TCP no início da década de 1980 (Transmission Control Protocol).

Este artigo explorará a infinidade de dimensões relevantes para o FTP, como funcionalidades, vantagens e desvantagens, e também apresentará o FileMail como uma alternativa viável.

Compartilhe até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registro
Envie arquivos grandes agora
o que é ftp

O que é o protocolo de transferência de arquivos (FTP)?

O File Transfer Protocol (FTP) representa um protocolo de comunicação padrão para a transferência de arquivos de computador de um servidor para um cliente em uma rede de computadores. O FTP é um protocolo cliente-servidor que utiliza conexões distintas de controle e dados entre o cliente e o servidor.

O FTP é um protocolo de rede cliente-servidor que permite aos usuários fazer download de páginas da Web, dados e aplicativos de outros serviços. Quando um usuário deseja fazer download de dados para seu próprio computador, ele o faz usando o FTP.

Além disso, o FTP não é criptografado. Ele usa usuários e senhas de texto claro para autenticação, tornando as transferências de dados por meio do FTP suscetíveis a ataques de espionagem, falsificação de identidade e outros.

ftp para compartilhar arquivos

Como o FTP funciona?

O File Transfer Protocol opera em um paradigma cliente-servidor, com a função de transferência de arquivos sendo executada por um servidor FTP e um cliente FTP. Para iniciar uma conexão FTP, é necessário que duas partes criem e interajam em uma rede especificada. Embora um usuário deva ter autoridade para fornecer credenciais a um servidor FTP, alguns servidores FTP públicos não precisam que os usuários forneçam senhas para acessar os arquivos.

Um servidor FTP é configurado na rede e um local de armazenamento de arquivos especificado (pasta/sistema) é definido como o local de armazenamento compartilhado para os dados a serem compartilhados. Os usuários finais se conectarão a esse servidor de arquivos usando o FTP para transferir arquivos para sua pasta/sistema local.

O FTP precisa de uma rede TCP/IP e do uso de um ou mais clientes de FTP para funcionar. O cliente FTP atua como agente de comunicação entre o cliente e o servidor, fazendo download e upload de arquivos. Essencialmente, o cliente FTP inicia conexões com o servidor FTP. O servidor FTP inicia o procedimento de transferência de arquivos ao receber a solicitação do cliente para fazer upload ou download de um arquivo.

Sempre que um usuário encontra um problema, ele deve criar um canal de comando e um canal de dados. Depois de configurar os dois canais, o modo passivo instrui o servidor a ouvir as conexões em vez de tentar se reconectar com os usuários.

compartilhamento entre dispositivos

Para que o FTP é usado?

As plataformas que continuam a oferecer suporte a downloads e transferências por FTP o fazem principalmente por hábito, e até mesmo isso está se tornando menos comum.

O FTP é uma abordagem informal para expor os novatos aos protocolos da Internet antes de avançar para versões mais complicadas, o que o torna uma excelente ferramenta para iniciantes. Algumas pessoas criam sistemas de arquivos FTP por nostalgia ou apenas por diversão. Transferência de grandes quantidades de arquivos de servidor dentro de uma organização: Alguns profissionais de TI podem utilizar o FTP para transferir arquivos de servidor em um sistema fechado.

Além disso, o FTP é amplamente usado nos negócios de arquitetura, engenharia e construção (AEC) para trocar esquemas e componentes de arquitetura. O método ideal para enviar arquivos enormes, como diagramas de CAD ou SketchUp, que são usados com frequência no setor de AEC, é por meio de um servidor FTP.

Os setores de construção e afins que lidam com diagramas de CAD e formatos de arquivos semelhantes geralmente dependem do FTP devido à velocidade de transmissão dos arquivos.

Clientes de FTP

Cada cliente FTP tem recursos exclusivos que permitem que os usuários personalizem seus processos de upload e download. Outros recursos que devem ser procurados em um cliente FTP incluem autenticação de chave pública, controle do nível de compactação de arquivos e ferramentas para pesquisar um servidor usando máscaras de arquivos.

desbloqueado

Problemas de segurança do FTP

De modo geral, o FTP é inerentemente inseguro como método de transporte de dados. Quando um arquivo é enviado por esse protocolo, os dados, o login e a senha são trocados em texto simples, o que significa que um hacker pode facilmente obter essas informações. Para garantir a segurança de seus dados, é necessário utilizar uma versão aprimorada do FTP, como FTPS ou SFTP.

O FTP remonta à época em que a segurança cibernética não passava de um assunto especulativo. Isso significa que as transferências por FTP não são protegidas, o que torna razoavelmente simples a interceptação de dados por qualquer pessoa capaz de farejar pacotes.

Se os hackers conseguirem interceptar uma transferência FTP, eles não serão impedidos pela criptografia de acessar ou modificar o conteúdo. Mesmo que você utilize o armazenamento em nuvem por FTP, os dados poderão ser interceptados e utilizados indevidamente se o sistema do provedor de serviços for invadido.

Como resultado, os dados fornecidos por FTP são um alvo ideal para ataques de spoofing, sniffer, força bruta e outros tipos de ataques. Um hacker pode inspecionar uma transação de FTP e tentar atacar seus pontos fracos usando a varredura básica de portas.

hacker

Desvantagens do FTP

Utilização desafiadora

Dizer que o FTP é inacessível é um eufemismo. A interface é assustadora e avassaladora. À primeira vista (e várias olhadas subsequentes), parece ser algo que somente um especialista em TI poderia compreender. Essa é uma desvantagem significativa, pois precisa de treinamento para funcionar adequadamente, tanto para sua equipe quanto para seus clientes.

Nem todo fornecedor é igual

As empresas optam por hospedar soluções de FTP gerenciadas por fornecedores para resolver o problema das vulnerabilidades de segurança. Infelizmente, nem todos os fornecedores passam nos testes de segurança necessários, o que torna difícil encontrar o fornecedor adequado. Cada concorrente oferece um conjunto exclusivo de recursos, e muitos deles são deficientes em áreas críticas, como restrições de acesso, segurança, usabilidade e alternativas de preço.

A criptografia não é uma ocorrência imediata

Embora seja possível localizar um provedor que forneça criptografia de dados, muitos não o fazem. O FTP não inclui criptografia, o que explica por que os dados transmitidos são tão facilmente interceptados. Além disso, ao pesquisar um serviço de FTP, você descobrirá que a criptografia nem sempre é fornecida ou aplicada.

O FTP pode ser atacado

Se você escolher um provedor incorreto, corre o risco de ficar com uma solução de FTP que não protege seus dados, deixando-o aberto a estratégias de hackers, como ataques de força bruta ou spoofing. Os hackers utilizam ataques de força bruta para entrar em seu sistema, passando rapidamente por milhares de combinações de login e senha. O FTP é suscetível a ataques de spoofing, nos quais um hacker se faz passar por um usuário ou dispositivo genuíno na rede.

A conformidade é um problema

Além disso, você deve considerar a conformidade ao enviar dados por FTP. O FTP por si só ou por meio de um provedor de FTP inseguro pode expor sua empresa a cobranças por não conformidade. A falta de criptografia contribui significativamente para a não conformidade, e você deve identificar uma solução que atenda aos seus requisitos de conformidade.

É difícil monitorar a atividade

O FTP não fornece trilhas de auditoria, o que dificulta o rastreamento da origem de um vazamento ou o monitoramento do andamento do projeto. Como resultado, se os arquivos forem maltratados ou houver uma violação de dados, você poderá ter dificuldade para rastrear a origem do problema. Muitos clientes de FTP não têm as restrições de acesso necessárias para garantir que sua equipe siga as práticas recomendadas de compartilhamento de arquivos.

vantagens do ftp

Vantagens do FTP

Vários diretórios de arquivos podem ser transferidos ao mesmo tempo

O FTP é uma excelente alternativa se a sua empresa quiser que você troque grandes volumes de dados (pense em terabytes, não em megabytes) de uma só vez. Engenheiros, arquitetos e designers gráficos geralmente têm arquivos enormes que são muito grandes para serem enviados por e-mail e muito lentos para serem compartilhados usando HTTPS. O FTP oferece um benefício significativo nesses casos, pois permite a transmissão mais rápida de arquivos enormes.

Nunca perca o controle do progresso da transferência de arquivos

É vantajoso porque você não precisa ter medo de perder o andamento da transferência se perder a conexão com a rede ao usar o FTP. Se você perder a conexão ou precisar reinicializar o computador, não precisará começar de novo. Você poderá continuar de onde parou. Quando a rede se tornar acessível, o FTP voltará a se conectar imediatamente e continuará de onde parou.

Compartilhamento de arquivos Filemail

Filemail: A alternativa viável ao FTP

No entanto, também existem alternativas viáveis que superam os desafios apresentados pelos FTPs e trazem funcionalidades e vantagens adicionais. O Filemail é uma plataforma da Web que permite o envio e o recebimento de arquivos enormes de qualquer tamanho usando uma variedade de aplicativos e serviços.

É um serviço gratuito que está disponível para qualquer pessoa. O princípio fundamental é simples: escolha um arquivo, preencha o endereço de e-mail do destinatário e clique em "enviar". O destinatário recebe um link para o seu arquivo e o baixa.

Superando as vulnerabilidades de segurança dos FTPs, com o Filemail você pode especificar o período de disponibilidade e a proteção por senha para a transferência de arquivos, o que a torna mais segura. Ele também vem com medidas de segurança que tornam sua transferência de arquivos mais segura, sem comparação com o FTP.

Dois conjuntos de firewalls protegem seus servidores, e o acesso aos dados é mantido diretamente por meio do acesso ao Windows. No disco, os nomes de arquivos são criptografados, e o grande volume de dados nos servidores torna praticamente difícil recuperar e descriptografar os dados dos discos rígidos.

Compartilhe arquivos de qualquer tamanho
A alternativa segura ao FTP
Confira nossos planos pagos

Procurando alternativas ao FTP? Então dê uma olhada em nosso artigo abaixo.