Como transferir arquivos de um PC para outro

Ace20 de janeiro de 2024
como transferir arquivos de um computador para outro

Nada supera a empolgação de comprar um computador novo e brilhante. Normalmente, a compra de um novo computador implica a aquisição de uma série de novos recursos, maior capacidade de processamento, gráficos aprimorados e maior armazenamento.

É claro que, se você estiver mudando para um novo computador e substituindo um antigo, provavelmente desejará mover mais do que apenas alguns arquivos. O ideal é transferir todos os documentos, imagens, todo o seu perfil de usuário, contas, favoritos, marcadores e e-mails, ou seja, tudo o que você possui e usa. Então, como transferir arquivos de um computador para outro?

Diversas variáveis afetarão o procedimento, inclusive o número de arquivos a serem transferidos, o tamanho do arquivo e os sistemas operacionais dos dois computadores.

Embora a transferência de arquivos não seja uma operação complexa, ela pode levar várias horas, dependendo da quantidade de dados que você precisa transmitir. A seguir, apresentamos seis das estratégias mais usadas que você pode experimentar.

Transfira até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registro
Transferir arquivos agora
Unidade USB para mover arquivos de um computador para outro

1. Dispositivo de armazenamento externo

Sabe-se que a maioria das pessoas utiliza unidades externas. É muito simples copiar os dados de uma unidade flash USB de um computador para outro, conectar a mesma unidade ao segundo computador e copiar os dados novamente.

Como alternativa, se você tiver mais dados do que uma unidade flash pode armazenar, poderá utilizar um disco rígido externo. Se os dois laptops estiverem equipados com portas USB 3.0, considere a possibilidade de comprar uma das unidades flash mais rápidas disponíveis. Ao lidar com uma grande quantidade de dados, a velocidade se torna essencial!

Ao usar discos rígidos externos para fins de backup, há muitos fatores a serem considerados, pois algumas unidades podem apresentar falhas ocasionais na transferência de arquivos: utilize um cabo de alta qualidade (o mesmo vale para unidades internas) e um hub USB de alta qualidade, se necessário.

Alguns controladores USB também ficam instáveis sob carga pesada, portanto, se você tiver problemas com a conexão de um disco rígido, talvez seja necessário substituir componentes individuais para determinar a origem do problema.

Prós

Contras

Portátil - Um disco rígido externo é portátil e plug-and-play. Ele pode ser usado como um dispositivo de armazenamento para qualquer computador que suporte USB ou FireWire.Perda de dados - As unidades externas são tão propensas à perda de dados quanto as unidades internas. Os discos rígidos externos são suscetíveis a ataques de vírus e software de malware. Além disso, são suscetíveis à degradação causada por luz solar, calor, umidade, líquidos, poeira e campos magnéticos.
Uso emergencial - Você pode utilizar um disco rígido externo como um disco de backup em caso de emergência. Como os discos rígidos às vezes falham, manter um backup é fundamental, quer você dependa do seu computador para fins comerciais ou pessoais.Propenso a violações - A maioria dos discos rígidos externos é protegida por senha. Se o seu disco rígido ou pen drive for perdido ou roubado, qualquer pessoa que colocar o dispositivo em um computador poderá acessar seus dados.
Desempenho aprimorado - Ao usar a unidade externa como dispositivo de armazenamento principal, você pode melhorar significativamente o desempenho de Macs com unidades internas mais lentas.Difícil de configurar - É difícil configurar o controle de versão de arquivos em discos rígidos externos. Se você fizer o backup dos seus arquivos em um disco rígido externo uma vez por dia, geralmente terá um único backup para depender, em vez de várias versões de arquivos
HD e SSD

2. Unidades internas de SSD e HDD

Se você estiver migrando de um computador antigo para um mais novo, o computador antigo poderá ficar inoperante. Como alternativa, você pode substituir um disco rígido antigo por um novo. No entanto, como você pode obter seus dados anteriores?

As unidades de disco rígido (HDD) e algumas unidades de estado sólido (SSD) são conectadas à placa-mãe por meio de conexões SATA padrão. Conecte o disco rígido antigo a um conector SATA ou eSATA (SATA externo) sobressalente, caso tenha um. Ele será reconhecido como uma nova unidade pelo sistema operacional. Em seguida, inicie a transferência. Essa é a mais rápida de todas as opções possíveis.

Prós

Contras

Alta capacidade - Os discos rígidos internos têm alta capacidade de armazenar quantidades significativas de dados. Além disso, os discos rígidos internos estão sempre ligados ao seu computador. Como resultado, a programação de backups regulares exige menos trabalho. Em comparação com outros tipos de armazenamento de mídia, os discos rígidos internos são muito econômicos.Expectativa de vida limitada - Cada SSD tem um número limitado de ciclos de leitura e gravação. Isso é chamado de terabytes gravados (TBW). Quando você compra uma SSD, ela vem com um "tempo de morte" predefinido que é afetado pela frequência com que a unidade é usada.
Cabos de transferência para compartilhar arquivos de PC para PC

3. Uso de um cabo de transferência

Você pode transferir dados por meio de várias conexões em vez de usar um serviço baseado em nuvem ou um disco rígido externo. Como os dados são copiados e colados simultaneamente de PC para PC, essa abordagem costuma ser mais rápida do que a utilização de discos.

Embora possa parecer um pouco ultrapassado, o uso de um cabo de transferência de arquivos ainda é um método eficaz de transferência de informações entre dois computadores localizados próximos um do outro.

Com esse dispositivo, você se conecta às portas USB de ambos os computadores e, em seguida, usa o software de transferência de arquivos fornecido para escolher os arquivos e as pastas a serem transferidos entre eles. Quando os dispositivos estiverem conectados por meio de portas USB, o programa de transferência incluído o orientará no processo de migração de arquivos e configurações.

Se ambos os PCs tiverem conexões USB 3.0, a transmissão de dados será muito mais rápida; ao iniciar o procedimento de migração de arquivos, tenha isso em mente.

PrósContras
Velocidade - Como as unidades USB não precisam de uma conexão com a Internet, elas têm velocidades de transferência razoavelmente rápidas. Por outro lado, a velocidade é influenciada por vários parâmetros, inclusive a versão do USB, o barramento de hardware e o dispositivo controlador USB.Difícil de expandir - Assim que a conexão cruzada é conectada de um computador a outro, torna-se difícil conectar-se a qualquer outro computador sem adicionar mais adaptadores de rede.
Capacidade - Inicialmente, as unidades USB não ofereciam uma grande variedade de capacidade de armazenamento. Até recentemente, estavam disponíveis dispositivos USB com capacidade de até 2 TB. Como resultado, os usuários não precisam mais carregar hardware extra em casos com grande capacidade de armazenamento.Não confiável - Os computadores vinculados dessa maneira são categorizados automaticamente como tendo uma conexão "pública". As conexões públicas desativam a descoberta de rede, o compartilhamento de arquivos e o compartilhamento de impressoras por padrão. O compartilhamento desses recursos torna-se mais trabalhoso do que se os computadores estivessem conectados por meio de um switch, pois é necessário reativar manualmente essas funções nas configurações de cada computador.
Dimensões físicas - As unidades flash USB são compactas e leves, o que as torna muito portáteis. Cabem bem em bolsos e mochilas. É o substituto ideal para discos rígidos e tablets que exigem muito espaço.
Transferência de arquivos de PC para PC usando wifi

4. Compartilhamento de arquivos por Wi-Fi

A maioria dos sistemas operacionais populares tem uma opção para configurar uma rede doméstica. Isso permite que os dispositivos conectados ao mesmo roteador (por Ethernet ou Wi-Fi) identifiquem automaticamente uns aos outros.

Assim, ao transferir dados entre computadores, não é necessário estabelecer uma nova conexão a cada vez; a conexão está sempre ativa, desde que as duas máquinas estejam ligadas.

PrósContras
Não é necessário hardware de unidade de memória USB externa - Normalmente, quando queremos transferir dados entre PCs, procuramos uma unidade flash USB ou uma unidade de disco rígido USB. A transferência de arquivos por Wi-Fi elimina a necessidade de um dispositivo adicional para transmitir dados entre dois PCs. Tudo o que é necessário é uma conexão Wi-Fi funcional.Problemas com a largura de banda necessária - O compartilhamento de arquivos precisa de largura de banda adequada para proporcionar acesso rápido e fácil aos dados. O acesso aos arquivos pode ser um processo demorado se você não tiver a velocidade adequada.
Transferência rápida de arquivos - O compartilhamento de arquivos via Wi-Fi permite transferências mais rápidas de arquivos entre PCs. Quando o Wi-Fi conecta dois computadores, a largura de banda disponível para transferências de arquivos aumenta significativamente. Além disso, o tempo necessário para copiar dados de um PC para uma unidade externa e transferi-los para outro PC é reduzido. Os arquivos são transferidos instantaneamente de um PC para outro por meio de Wi-Fi, reduzindo pela metade o tempo necessário.Acesso público - Quando os arquivos são trocados, aumenta a chance de um funcionário ou hacker externo compartilhar dados da empresa em um fórum público on-line. Malware, ransomware e vírus têm maior probabilidade de atacar arquivos compartilhados. Por exemplo, o vírus pode infectar uma estação de trabalho usada para visualizar os dados e, em seguida, fazer upload de si mesmo para o seu servidor ou para a outra estação de trabalho que tenha o conteúdo.
Transferência segura de dados - O uso de Wi-Fi para transferir dados o protege de possíveis perigos. O uso de um pen drive ou de uma unidade de memória pode prejudicar o desempenho do seu computador, pois eles podem conter vírus ou outros malwares. Ao usar o Wi-Fi para compartilhar o arquivo desejado, você evita esse perigo.
transferir arquivos de um computador para outro usando o cabo lan

5. Transferência de arquivos de PC para PC pela LAN

Os cabos LAN são um dos primeiros a conectar dois computadores por meio de portas Ethernet para transferir dados. Um cabo LAN permite transferências de dados mais rápidas e é compatível com todas as versões do Windows.

O cabo LAN evita a necessidade de conectar e desconectar o pen drive quando se deseja transferir um ou mais arquivos. Além disso, você não depende de Wi-Fi. Seja qual for o tipo de dados que você deseja enviar, o cabo LAN oferece a taxa de transferência mais rápida possível, e o uso do Wi-Fi não requer conhecimento técnico avançado em configuração de rede.

PrósContras
Comunicação facilitada - Usando uma LAN, os usuários podem compartilhar facilmente mensagens e dados. Como os dados são armazenados no servidor, eles podem ser visualizados pelos usuários da LAN. Cada usuário da LAN pode fazer isso com outros usuários da rede. Como resultado, isso economiza tempo e garante que as comunicações sejam enviadas aos destinatários apropriados.Custo de implementação - Embora as LANs economizem dinheiro com o compartilhamento de recursos, o custo inicial de configuração da rede é bastante alto. Isso se deve principalmente à demanda por um software especializado para criar um servidor. Além disso, é necessário adquirir equipamentos físicos como roteadores, hubs, switches e cabos para a configuração inicial.
Centralização de dados - Ter uma rede de computadores permite que todas as informações sejam armazenadas em um local central e acessíveis a vários usuários. Isso permite que os membros da mesma equipe acessem todos os recursos necessários para realizar suas tarefas.Violações de políticas - Como todos os dados associados aos computadores conectados são mantidos em um único servidor, pessoas não autorizadas podem examinar o histórico do navegador e os downloads associados a todas as máquinas conectadas.
Aplicativos de transferência de arquivos Filemail

6. Provedores de serviços baseados em nuvem

Você pode transmitir e fazer download de arquivos usando vários serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive ou o OneDrive. O que torna o armazenamento em nuvem tão vantajoso para transferências de arquivos? Porque esses serviços baseados na nuvem permitem que você faça download e transmita arquivos de praticamente qualquer tamanho, dependendo do espaço de armazenamento disponível. Além disso, você pode fazer upload de arquivos maiores usando aplicativos on-line.

Se estiver trabalhando profissionalmente, é quase certo que precisará transferir arquivos para pessoas e organizações localizadas em todo o mundo. O Filemail é muito útil nessa situação. Não há preparativos difíceis, nem códigos QR para ler, nem obstáculos a serem superados. Enviar um arquivo é tão simples quanto enviar uma mensagem de e-mail.

O aplicativo Filemail permite que você envie arquivos enormes, de qualquer tamanho, para qualquer endereço de e-mail usando uma interface simples de arrastar e soltar. Você também pode carregar arquivos em um URL privado para compartilhar com outras pessoas. As transferências são aprimoradas pelo protocolo UDP do Filemail, que o torna o método mais rápido e confiável de enviar arquivos enormes pela Internet.

PrósContras
Custo - O armazenamento físico pode ser muito caro. O armazenamento em nuvem, que não precisa de hardware, é muito mais barato por GB do que as unidades externas.Conexão com a Internet - o armazenamento em nuvem requer uma conexão com a Internet. Se você estiver conectado a uma rede lenta, poderá ser difícil acessar o armazenamento. Você não conseguirá visualizar seus arquivos se não estiver conectado à Internet.
Acessibilidade - Ao armazenar seus arquivos na nuvem, você pode acessá-los de qualquer local com conexão à Internet.Custos - O upload e o download de arquivos da nuvem incorrem em cobranças adicionais. Essas cobranças podem se acumular rapidamente se você acessar muitos arquivos com frequência.
Recuperação - Você pode acessar seus dados na nuvem em caso de falha do disco rígido ou de outros problemas de hardware. É uma opção de backup para discos rígidos físicos usados para armazenamento local.Privacidade - Quando você utiliza um provedor de serviços em nuvem, seus dados não são mais armazenados fisicamente no seu computador. Portanto, quem é responsável pela segurança dos dados? Essa é uma região cinzenta que está sendo esclarecida no momento.
Sincronização e manutenção dos dispositivos atualizados - Quando você usa o armazenamento em nuvem, todas as alterações feitas em um arquivo são automaticamente sincronizadas e atualizadas em todos os dispositivos nos quais você acessa a nuvem.

Então, qual é a melhor opção para você?

Embora comprar um novo computador seja empolgante, perceber que todas as suas informações ainda estão no computador antigo não é tão empolgante assim! Afinal, saber como compartilhar arquivos de PC para PC é essencial para qualquer proprietário de computador.

Atualmente, há várias opções disponíveis para transferir dados, aplicativos e configurações do seu computador antigo para o novo. Você pode acessar seus dados de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, quer use uma unidade flash antiga ou um software de última geração.

Transferir arquivos de qualquer tamanho
Destinatários, downloads e largura de banda ilimitados
Confira nossos planos pagos

Confira mais artigos sobre o compartilhamento de arquivos entre dispositivos