As 5 melhores alternativas de FTP para transferências seguras de ficheiros

Ace23 de janeiro de 2024
As 5 melhores alternativas de FTP para transferências seguras de ficheiros

O Protocolo de Transferência de Ficheiros é um dos protocolos mais comuns utilizados atualmente para transferir ficheiros através da Internet. Em muitas ocasiões, o FTP provou ser simples, eficiente e fiável. No entanto, há alturas em que o FTP não é a solução ideal. Quando a segurança, a velocidade ou apenas a integridade dos dados são fundamentais, deve ser considerada uma alternativa ao FTP. Neste artigo, abordaremos cinco alternativas ao FTP que oferecem um meio mais seguro de troca de ficheiros através da Internet.

Transferir até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Transferir ficheiros grandes agora
Questionar o que é FTP

O que é o FTP?

O FTP é um protocolo que permite aos utilizadores carregar e descarregar ficheiros através da Internet. Foi desenvolvido pela primeira vez em 1971, o que o torna um dos primeiros protocolos utilizados para transferências de ficheiros na Internet.

O protocolo entrou em cena com um estrondo, suportando transferências de ficheiros de uns impressionantes 1,1 milhões de bits por segundo. Inicialmente, apenas os ficheiros de texto podiam ser transferidos desta forma, mas rapidamente os utilizadores puderam carregar e descarregar ficheiros de texto e binários.

O FTP utiliza um modelo cliente-servidor para enviar ficheiros. O cliente FTP inicia a ligação com um servidor FTP, negoceia os detalhes de autenticação, envia comandos para o servidor e recebe respostas do servidor. O protocolo também suporta os modos ativo e passivo para a transferência de ficheiros e tarefas de gestão de ficheiros, como a listagem e eliminação de directórios.

Com o FTP, cada comando enviado para o servidor é respondido com um código de resposta numérico. Os códigos destinam-se a indicar o estado do comando, para que os utilizadores possam determinar rapidamente se a ação solicitada pelo comando foi bem sucedida.

Necessidade de uma alternativa ao ftp

Porque é que precisa de uma alternativa ao FTP

Atualmente, existem muitas formas de transferir ficheiros através da Internet, mas o FTP continua a ser um dos protocolos mais utilizados. É simples, eficiente e fácil de usar. Em muitos aspectos, é um protocolo fiável para transferências de ficheiros.

No entanto, o FTP também tem as suas desvantagens. Primeiro, porque o FTP revela tanta informação sobre o ficheiro que está a ser transferido e quem o está a transferir, o protocolo não oferece nenhuma forma integrada de encriptar a ligação entre o cliente e o servidor. Isto significa que o tráfego FTP é vulnerável ao "sniffing" de pacotes e a outros ataques porque é enviado em texto simples.

Em segundo lugar, o protocolo FTP utiliza um esquema ultrapassado de palavra-passe de utilizador para autenticar os utilizadores no servidor. Isto significa que se o seu nome de utilizador e palavra-passe forem comprometidos, a sua conta FTP será pirateada.

Em terceiro lugar, o protocolo é lento e ineficiente em comparação com outros protocolos modernos como o SFTP (SSH File Transfer Protocol). Não foi concebido para transferências rápidas de ficheiros.

Por último, o FTP não oferece qualquer meio de sincronização entre os ficheiros locais e remotos. Isto pode ser um grande problema se estiver à procura de uma forma de carregar automaticamente os seus ficheiros de um diretório no seu servidor para outro sem iniciar manualmente o processo.

Alternativa segura ao FTP

A necessidade de protocolos seguros de transferência de ficheiros

Com os muitos problemas do FTP, é evidente que se quiser evitar comprometer a segurança dos seus ficheiros e dados, tem de procurar uma alternativa segura. Há muitas razões para considerar a utilização de uma alternativa segura ao FTP:

1. Evitar ataques de sniffing e sniffing

Como dissemos acima, como o tráfego FTP é enviado em texto simples, está vulnerável a sniffing. Isto significa que se alguém quiser aceder aos seus ficheiros ou dados, pode intercetar o seu tráfego FTP e obter acesso ao seu nome de utilizador e palavra-passe. Se estiver a utilizar o FTP sem qualquer tipo de encriptação, o seu tráfego será transferido em texto simples. Qualquer pessoa pode visualizá-lo utilizando um analisador de protocolos normal.

2. Evitar pirataria

Se o seu nome de utilizador e palavra-passe forem comprometidos, a sua conta FTP será pirateada. Uma vez que suas credenciais são comprometidas, um invasor pode obter acesso a todos os arquivos e diretórios no seu servidor usando o protocolo FTP. Em alguns casos, isto pode levar a alterações não autorizadas nos seus ficheiros e dados. Este é um enorme risco de segurança se estiver a armazenar informações confidenciais no seu servidor FTP.

3. Evitar transferências ineficientes de ficheiros

Como mencionámos acima, o protocolo FTP é lento em comparação com outros protocolos modernos de transferência de ficheiros. Não é o ideal se quiser enviar ficheiros rapidamente através da Internet. Se um servidor FTP se atrasar devido a demasiados utilizadores a carregar ficheiros ao mesmo tempo, poderá ficar impedido de aceder aos seus próprios ficheiros.

4. Evite uma sincronização de ficheiros pouco fiável

Por último, o FTP não fornece qualquer tipo de sincronização integrada entre o seu servidor e o diretório local. Isto pode ser um grande problema se quiser atualizar automaticamente um diretório no seu servidor a partir da sua máquina local. O FTP apenas lhe permite carregar ficheiros para o servidor, não extrair ficheiros do mesmo.

Felizmente, existem muitas formas de transferir ficheiros de forma segura através da Internet. Assim, se procura uma forma mais eficiente, segura e fiável de transferir ficheiros através da Internet do que o FTP tem para oferecer, quais são as suas opções?

opções para substituição do ftp

Cinco alternativas ao FTP

1. SFTP

SFTP, que é a abreviatura de SSH File Transfer Protocol, é uma alternativa segura ao FTP que é construída sobre o protocolo SSH. Isto significa que o SFTP encripta a sua ligação, os seus logins e os seus dados para manter o processo seguro.

Usar o SFTP é bastante fácil. Pode utilizá-lo através do seu cliente FTP ou diretamente no servidor utilizando aplicações específicas de SFTP como o FileZilla, que pode descarregar gratuitamente.

O SFTP também tem as suas desvantagens. Por um lado, não está tão difundido como o FTP. Existem alguns clientes FTP que suportam ligações SFTP, mas o protocolo ainda é menos comum do que o FTP.

Isso também significa que o suporte para SFTP não está tão difundido entre sites, servidores, routers, switches, firewalls e outros dispositivos. Por esse motivo, alguns clientes FTP não suportam ligações SFTP.

2. FTPS

O FTPS é um protocolo FTP seguro. É construído sobre o protocolo FTP existente e acrescenta encriptação TLS/SSL para proteger a ligação entre o cliente e o servidor.

Para tal, o FTPS utiliza a porta 990 por defeito para encriptar o tráfego FTP entre clientes e servidores. Isto significa que pode utilizar simultaneamente o SFTP e o FTPS no mesmo servidor, mas como utiliza a porta 990, o FTPS continua a ser vulnerável a ataques de força bruta.

3. AS2

O AS2, abreviatura de Application Exchange 2, é um protocolo proprietário desenvolvido pela IBM. Não é de código aberto e a IBM cobra pela sua utilização.

O AS2 não está tão difundido como outras alternativas de FTP seguro, mas tem sido utilizado por muitas organizações em todo o mundo para transferir dados sensíveis.

O AS2 é complexo e muito diferente do FTP. Não é fácil de utilizar fora do contexto do software IBM, mas é amplamente utilizado por clientes IBM em todo o mundo.

A desvantagem do AS2 é que não existe uma implementação padrão e de código aberto do protocolo, o que significa que é necessário utilizar a IBM AS2 Toolbox para o utilizar nos seus computadores, servidores, routers, firewalls e outros dispositivos.

4. HTTPS

HTTPS significa HyperText Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). É um protocolo construído sobre o protocolo HTTP para proteger o tráfego da Web através de SSL/TLS.

É amplamente utilizado por sítios Web, browsers, servidores, dispositivos de rede e outros tipos de dispositivos ligados à Internet.

O HTTPS utiliza a porta 443, que está frequentemente aberta em firewalls, routers e switches. Isto torna mais fácil a transferência de ficheiros através de HTTPS do que através de outros protocolos como SFTP, FTPS e AS2.

O HTTPS é um protocolo popular amplamente utilizado para todos os tipos de transmissão de dados, como comunicação ou transferência de ficheiros, com a possibilidade de ter os dados encriptados para segurança adicional.

5. MFT

O MFT é outro protocolo proprietário desenvolvido pela IBM. É frequentemente visto como uma alternativa ao AS2, mas não tem a mesma utilização generalizada entre os clientes IBM.

É possível utilizar o MFT para transferir ficheiros de forma segura entre servidores, mas não está tão difundido como o AS2. Tal como acontece com o AS2, não existe uma implementação de código aberto do MFT.

Quanto às desvantagens do MFT, ele não é tão amplamente suportado por dispositivos de rede como firewalls, roteadores e switches. Os administradores de rede também precisam configurar a porta 1433 nesses dispositivos para usar conexões MFT.

Martelo

Conclusão

Existem muitas alternativas seguras ao FTP. Mas cada uma tem os seus próprios inconvenientes, o que significa que tem de selecionar a alternativa certa para as suas necessidades específicas. Tem de fazer a sua pesquisa antes de selecionar um substituto para o FTP.

Se o seu principal objetivo é transferir ficheiros para dentro ou para fora dos seus servidores, então HTTPS ou MFT podem ser a escolha certa para si. Mas se precisar de transferir ficheiros entre servidores, o AS2 ou o FTPS poderão ser a melhor escolha.

A escolha final dependerá também do seu orçamento, da disponibilidade de suporte para cada protocolo e da frequência com que necessita de transferir dados. Dito isto, é importante ter em mente que não existem alternativas seguras de FTP que resolvam todos os seus problemas de segurança.

Independentemente da alternativa que escolher, é sempre melhor manter os seus ficheiros seguros, encriptando-os antes de os transferir. Isto irá mantê-los seguros na rede, mesmo que alguém consiga intercetar os dados.

À medida que mais e mais empresas se deslocam para a nuvem, espera-se que os protocolos de transferência segura de ficheiros como SFTP, FTPS, AS2, MFT, HTTPS e outros se tornem ainda mais difundidos. Isto facilitará aos administradores de sistemas, programadores e empresas a transferência segura de ficheiros entre servidores.

Transferir ficheiros de qualquer tamanho
A alternativa segura de partilha de ficheiros ao FTP
Veja os nossos planos pagos

Precisa de mais informações sobre o FTP? Encontra-as nos nossos outros artigos.