Como transferir ficheiros de Mac para Mac

Ace24 de janeiro de 2024
como transferir ficheiros do mac para o mac

Neste artigo, abordamos 7 formas diferentes de responder à sua pergunta sobre como transferir ficheiros de Mac para Mac. Também lhe daremos instruções passo a passo para que possa começar a utilizar imediatamente as soluções sugeridas.

A transferência de ficheiros e pastas entre os vários dispositivos da Apple é muito simples em determinadas circunstâncias, graças ao sistema operativo unificado da empresa. Por conseguinte, se pretender partilhar ficheiros com outro proprietário de um Mac ou se tiver acabado de adquirir um novo Mac e pretender mover alguns ficheiros do seu computador portátil anterior para o novo, isso será bastante fácil.

Podem ser utilizadas várias abordagens para mover ficheiros de um Mac para outro ou para trocar dados entre Macs. Neste artigo, iremos fornecer uma descrição detalhada das vias mais viáveis para qualquer tipo de transferência de dados.

Transferir até 5 GB gratuitamente
Não é necessário registo
Transferir ficheiros agora
Assistente de migração para transferir de mac para mac

1. Transferir ficheiros entre Macs utilizando o Assistente de Migração

O Assistente de Migração da Apple transfere todos os seus ficheiros do Mac de origem para o Mac de destino, eliminando a necessidade de os copiar manualmente. Se os seus ficheiros estiverem atualmente armazenados num PC, deverá seguir os procedimentos de migração para PC.

  1. Inicie o Assistente de migração na área Utilitários da pasta Aplicações no Mac de origem e no Mac de destino.
  2. No Mac de origem, quando lhe for pedida autorização para efetuar modificações, introduza a palavra-passe de administrador e clique em OK.
  3. Quando lhe for perguntado como pretende transferir os seus dados, seleccione a opção de transferência a partir de um Mac, de uma cópia de segurança do Time Machine ou de um disco de arranque. Em seguida, clique em Continuar.
  4. Se for apresentado um código de segurança no Mac remetente, certifique-se de que corresponde ao código apresentado no seu novo Mac. Depois disso, clique em Continuar.
  5. No seu novo Mac, Escolha as informações a serem transferidas.
  6. Seleccione Continuar para iniciar a transferência. As transferências de grande dimensão podem demorar horas a concluir, pelo que poderá ser mais conveniente iniciar a migração à noite e deixá-la decorrer durante a noite.
  7. Após a conclusão da transferência, feche o Assistente de Migração em ambos os computadores e ligue-se à conta migrada no novo Mac para ver os respectivos ficheiros.
Apple airdrop

2. Transferir ficheiros entre Macs com o AirDrop

Se ambos os Macs estiverem a executar o Mac OS X Lion ou uma versão posterior, o AirDrop é uma das formas mais simples de partilhar ficheiros entre eles rapidamente, e pode utilizar a função desde que ambos os Macs estejam actualizados. Não é necessário utilizar o WiFi para transportar o ficheiro entre os dois Macs; será criada automaticamente uma rede ad-hoc entre eles, desde que estejam muito próximos um do outro.

Para utilizar o AirDrop, execute as seguintes acções no Finder do Mac OS:

  1. Para iniciar o AirDrop, prima Command + Shift + R no teclado.
  2. Para transferir ficheiros para outro Mac, tem de esperar que esse Mac fique visível antes de poder arrastar e largar o(s) ficheiro(s) para ele.
  3. Aceite a transferência de ficheiros utilizando o Mac que a está a receber.
iMessage para mover ficheiros de mac para mac

3. Transferir dados de Mac para Mac utilizando o iMessage

O iMessage surge como mais do que uma mera via de comunicação: é também útil para transferir e partilhar ficheiros. Pode até transferir ficheiros do seu Mac para outro Mac remotamente através do iMessage.

  1. Tudo o que precisa de fazer é iniciar a aplicação Mensagens no seu Mac. Navegue até ao menu Mensagens em Aplicações.
  2. Inicie uma nova conversa iMessage. A mensagem deve ser dirigida à pessoa a quem a pretende enviar.
  3. Arraste e largue o ficheiro ou pasta para a caixa de mensagem ou copie e cole o ficheiro ou pasta na janela.
  4. Para enviar, basta premir a tecla Enter. O outro Mac recebe o ficheiro ou pasta quando o envia pelo iMessage.
  5. Depois disso, pode guardá-lo facilmente a partir do iMessage, clicando com o botão direito do rato no anexo e seleccionando "Guardar como".
  6. Por fim, guarde-o na pasta de transferências do Mac da outra pessoa.
Bluetooth para transferir ficheiros de mac para mac

4. Transferir dados entre Macs através da partilha Bluetooth

Agora vamos ver outra alternativa no nosso artigo sobre como transferir ficheiros de Mac para Mac, a partilha Bluetooth. Quando dois Macs não estão ligados à mesma rede, este é um método prático para transferir dados entre eles.

  1. Prepare o MacBook do remetente para a troca de ficheiros.
  2. Abra o Bluetooth no Mac de destino clicando no ícone Bluetooth na barra de menus ou clicando no botão Preferências do Sistema, seleccionando Bluetooth e certificando-se de que o Bluetooth está ativado e o sistema está no modo Descoberta.
  3. Depois de ter confirmado que a opção Partilha Bluetooth está activada para o serviço, vá para o Finder na máquina anfitriã, escolha Aplicações, faça duplo clique em Utilitários e, em seguida, faça duplo clique em Troca de ficheiros Bluetooth.
  4. Em seguida, pode transmitir o ficheiro para o outro Mac, seleccionando-o na caixa Bluetooth File Exchange Finder que aparece mais tarde, clicando no botão Partilhar e navegando para o ficheiro que pretende enviar.
  5. O Exchange abre-se quando se clica na janela de ligação Bluetooth do macOS. Isto permitir-lhe-á aceder à pasta pública do dispositivo, transferir ficheiros do dispositivo e transferir ficheiros para o dispositivo.
  6. Para aceitar a ligação, no Mac que servirá de destino, clique em Ligar dentro da caixa Pedido de ligação que será apresentada.
  7. No Mac anfitrião, a janela de ligação Bluetooth será actualizada e indicará que o sistema de destino está ligado.
  8. No Mac de destino, aparece uma janela a perguntar ao destinatário se quer ou não aceitar os ficheiros que estão a ser enviados
  9. Para os guardar no Mac, clique no botão Aceitar.
Apple iCloud

5. Transferir ficheiros de Mac para Mac utilizando o armazenamento iCloud

Sem dúvida, o iCloud Storage pode ser percebido como o elo indetetável que une os vários componentes do ecossistema da Apple. Sempre que você apaga um arquivo por engano ou não tem seu computador com você, você pode recuperá-lo. Além disso, pode aceder aos ficheiros armazenados no iCloud Drive a qualquer momento e a partir de qualquer local.

De uma forma muito conveniente, pode sincronizar os dados em todos os seus Macbooks e outros dispositivos utilizando o seu ID Apple. No entanto, tenha em atenção que terá de ativar a sincronização para os ficheiros que pretende transmitir.

  1. Inicie as Preferências do sistema, clique em ID Apple e seleccione iCloud.
  2. Escolha todos os ficheiros que pretende incluir na sincronização.
  3. Utilize as mesmas informações de início de sessão no novo Mac.
  4. Aceda ao menu Preferências do sistema, clique em ID Apple e, em seguida, clique em Iniciar sessão.
  5. Introduza o ID Apple e a palavra-passe associados ao mesmo.
  6. É possível que um dos dispositivos ligados lhe envie um código de verificação.
  7. Introduza o código secreto.
  8. Em seguida, active o iCloud e quaisquer outros serviços de armazenamento de ficheiros acedendo a Preferências do sistema > ID Apple > iCloud.

partilha de ficheiros entre Macs

6. Transferir ficheiros entre Macs utilizando a partilha de ficheiros

A utilização da funcionalidade de Partilha de ficheiros integrada no macOS é uma das soluções mais fáceis e seguras para transferir ficheiros. Encontra-se nas opções de Partilha e permite-lhe partilhar ficheiros e várias pastas nos seus Macs com utilizadores ou grupos autorizados na mesma rede.

  1. Seleccione Preferências do Sistema no menu Apple para abrir a janela Preferências do Sistema.
  2. Seleccione a secção Preferências de partilha. O lado esquerdo do painel Preferências de partilha contém uma lista de serviços partilháveis. Coloque uma caixa de verificação na caixa Partilhar ficheiros.
  3. Deverá agora aparecer um ponto verde junto às palavras Partilha de ficheiros activada. O endereço IP aparece diretamente por baixo do texto. Anote o endereço IP, uma vez que irá precisar dele em fases posteriores.
  4. Clique no botão à direita do parágrafo com o nome Opções. Coloque uma caixa de verificação nas caixas Partilhar ficheiros e pastas com SMB e Partilhar ficheiros e pastas com AFP.
  5. O Mac está agora preparado para distribuir ficheiros e pastas utilizando AFP para Macs antigos e AFP para Mac OS X.
  6. Seleccione Preferências do Sistema no menu Apple do seu Mac e clique no painel de preferências Partilha, clicando nele. As funções que pode partilhar estão listadas no lado esquerdo do painel de preferências de Partilha. Certifique-se de que a caixa "Partilha de ficheiros" está marcada.
  7. Nesta altura, deve ver uma marca de verificação verde junto ao texto que diz Partilha de ficheiros activada. O endereço IP pode ser visto logo abaixo do texto. Tome nota do endereço IP, uma vez que irá precisar desta informação para procedimentos posteriores.
  8. Toque no botão com o nome Opções, localizado à direita do texto. Assinale a caixa que diz "Partilhar ficheiros e pastas utilizando SMB", bem como a caixa que diz "Partilhar ficheiros e pastas utilizando AFP".
  9. O seu Mac está agora preparado para partilhar ficheiros e pastas com outros computadores através de AFP, que foi concebido para Macs mais antigos.
  10. Quando pretender transferir os seus ficheiros, verá os detalhes específicos do seu Mac na parte superior do ecrã e, por baixo desses detalhes, verá um nome.
  11. Pode fornecer esse nome a qualquer outra máquina Mac na sua rede sem fios local que pretenda partilhar o acesso ao seu Mac.
  12. Coloque a pasta ou ficheiro que pretende tornar público na pasta pública partilhada que configurou no menu Definições das Preferências do Sistema. Finalmente, o outro Mac poderá aceder à pasta ou ficheiro!
Plataforma de partilha de ficheiros Filemail

7. Transferir ficheiros entre Macs com o Filemail

Embora os utilizadores de Mac possam utilizar o nosso site para partilhar ficheiros entre si, nesta secção irei abordar o FileMail Desktop para Mac. O processo de envio de ficheiros através do nosso website e das aplicações de ambiente de trabalho é o mesmo, por isso pode seguir este processo mesmo que não tenha a aplicação de ambiente de trabalho instalada, ou apenas queira utilizar o nosso website.

Além disso, não custa nada utilizar o FileMail se quiser partilhar ficheiros com menos de 5 GB de tamanho. Não é necessário registar-se.

Além disso, não custa nada utilizar o FileMail se quiser partilhar ficheiros com menos de 5 GB. Não é necessário registar-se.

  1. Inicie a aplicação para computador ou aceda à página inicial do nosso sítio Web.
  2. Clique em "Adicionar ficheiros".
  3. Navegue até aos ficheiros e/ou pastas pretendidos e anexe-os.
  4. Pode optar por enviar os seus ficheiros como um e-mail ou carregar os seus ficheiros e obter uma ligação partilhável.
  5. Se optar por "Enviar como e-mail", introduza o endereço de e-mail do destinatário. Se desejar, envie uma mensagem opcional.
  6. Prima o botão enviar.
  7. O destinatário receberá um e-mail com instruções sobre como descarregar os ficheiros.
  8. Se optar por "Enviar como ligação", depois de os ficheiros serem carregados, receberá uma ligação que pode partilhar com quem quiser partilhar os ficheiros.

Se estiver a trabalhar profissionalmente, é quase certo que terá de transferir ficheiros para indivíduos e organizações localizados em todo o mundo. O Filemail é muito útil nesta situação. Não há preparativos difíceis, nem códigos QR para ler, nem obstáculos a ultrapassar. Enviar um ficheiro é tão simples como enviar uma mensagem de e-mail.

A aplicação Filemail Desktop permite-lhe enviar ficheiros enormes de qualquer tamanho, para qualquer endereço de e-mail, utilizando uma interface simples de arrastar e largar. Também pode carregar ficheiros para um URL privado para partilhar com outros. As transferências são melhoradas pelo protocolo UDP do Filemail, o que o torna o método mais rápido e fiável de enviar grandes ficheiros através da Internet.

Balanças

Tipo de transferência

Prós

Contras

Partilha de ficheirosEste é um método de transferência simples com velocidades de transferência muito rápidas Como os seus Macs já devem estar ligados a uma rede local, configurar e ativar a Partilha de ficheiros pode ser a única modificação necessária para a maioria dos utilizadores.Para funcionar, ambos os dispositivos têm de partilhar uma rede.
AirDropEm comparação com muitas outras opções, o AirDrop é mais rápido e mais seguro. Uma vez que consegue encontrar automaticamente receptores próximos, não é necessário ligar quaisquer dispositivos.Abordagem lenta, com velocidades de transferência de cerca de 40 MB/s entre os modelos Mac modernos. Pode ser utilizado de forma maliciosa se for utilizado numa rede pública, por isso tenha cuidado ao permitir que outras pessoas transfiram ficheiros para o seu Mac através do AirDrop.
Partilha de redeUm dos métodos mais eficientes para quem pretende enviar ficheiros com frequênciaPara funcionar, ambos os dispositivos têm de partilhar uma rede.
Assistente de migraçãoOpção intuitiva e fácil de utilizar Replica todos os seus ficheiros e permite-lhe escolher as contas de utilizador que serão transferidas para o novo Mac.Todos os seus ficheiros serão duplicados. Se tiver atualizado os seus Macs ao longo dos anos, poderá ter centenas ou mesmo milhares de ficheiros obsoletos a ocupar espaço.
iCloudAo utilizar o armazenamento na nuvem, todos os seus dispositivos serão sincronizados e actualizados sempre que fizer alterações a um ficheiro. Os serviços do iCloud também funcionam em dispositivos não iOS, mas integram-se particularmente bem no ecossistema Apple. Os fornecedores de armazenamento na nuvem reforçam a segurança dos seus serviços com camadas adicionais.A conetividade à Internet é necessária para o armazenamento de ficheiros baseado na nuvem. O carregamento e o descarregamento de dados da nuvem implicam despesas adicionais que podem aumentar. Por vezes, a transferência de ficheiros pode tornar-se lenta se o servidor estiver sobrecarregado.
FileMail
A utilização é gratuita e não é necessário qualquer registo Os ficheiros grandes são suportados Tempos de transferência rápidos e simples
É necessária ligação à Internet. Para partilhar ficheiros muito grandes é necessária uma subscrição, embora esteja disponível um teste gratuito de 7 dias.
Transferir ficheiros de qualquer tamanho
Destinatários, transferências e largura de banda ilimitados
Veja os nossos planos pagos

Veja mais artigos sobre como transferir ficheiros entre dispositivos